Minas debate neo industrialização em encontro com estados do Sudeste

No contexto da inovação, empresas públicas e privadas, academia e poder público discutiram desafios para Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT’s), entre outros temas

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) apresentou cases durante o Encontro Fortec Sudeste 2024.Com o tema “ Os NITs na Neo industrialização brasileira, o encontro foi promovido pela  Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), SciBiz e Triple Helix Conference, em São Paulo, de 17 a 19/6.

Com debates, proposições e estudos de casos concretos, o evento discutiu a atuação especializada dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT’s) diante dos desafios colocados pela política de neo-industrialização brasileira.

Os NIT’s  são a ponte entre ambientes promotores de inovação, empresas públicas e privadas, academia e poder público, essa relação é importante para aplicar a nova política industrial, busca promover um  novo movimento na industrialização brasileira.

A assessora técnica de ciência e inovação da Fapemig, Cynthia Mendonça Barbosa, apresentou os cases de incentivo aos Nit's da fundação. Falou sobre o Programa de Apoio à Inovação Tecnológica e seu objetivo central, que busca contribuir para a gestão da Política de Inovação das Instituições Científicas e Tecnológicas públicas e privadas de Minas Gerais (ICT-MG), por meio do incentivo à atuação e à capacitação em seus núcleos.

Segundo a assessora, “a Fapemig tem um programa perene de apoio aos Nit's há mais de 20 anos e isso demonstra o quanto eles são importantes para a promoção do sistema de inovação em Minas Gerais. Quando os Nit's conseguem rodar a Política de Inovação em suas Instituições de Ciência e Tecnologia, isso impulsiona a inovação em todo o contexto”.Ela apontou ainda que o evento atuou para troca entre Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP's) do Sudeste e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e também permitiu mostrar o trabalho consolidado que a Fapemig desenvolve desenvolve com os Nit's.