Minas conquista primeira colocação em boas práticas de gestão de pessoas no alto escalão do setor público

Levantamento do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper reconheceu iniciativas da Seplag-MG entre 57 secretarias de todos os estados brasileiros

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) atingiu o nível máximo de referência no Mapa Gestão de Lideranças (MGL), a partir de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Insper.

O levantamento foi feito com 57 secretarias de todos os estados brasileiros, para identificar boas práticas de gestão de pessoas no alto escalão dos governos estaduais. A Seplag-MG ficou em primeiro lugar, conquistando 71 pontos.

O resultado da pesquisa foi revelado na última quarta-feira (3/7), no lançamento do MGL, que é resultado de uma análise que o Insper faz dos participantes, contando com cinco pilares principais: Pré-seleção, Gestão do Desempenho, Desenvolvimento, Diversidade e Atuação do Órgão Central.

No caso da Seplag-MG, foram avaliados o Programa Transforma Minas e o modelo de avaliação de desempenho dos gestores públicos do Governo de Minas, em aspectos relacionados ao processo de seleção das lideranças estaduais, à capacitação e ao desenvolvimento de líderes, além da diversidade na ocupação dos cargos de liderança em Minas Gerais.

“É gratificante ver o Transforma Minas, principal iniciativa de seleção, desenvolvimento e engajamento de lideranças do Governo de Minas, se tornar referência para outras secretarias”, destaca a superintendente Central de Política de Recursos Humanos da Seplag-MG, Maria Muniz.

“O reconhecimento do MGL indica que estamos no caminho certo da estruturação e da execução de políticas de gestão de lideranças. Sem dúvidas, a preparação dos líderes reflete diretamente na entrega de serviços públicos de qualidade à população”, ela conclui.

Na ocasião, a superintendente também participou da mesa-redonda “Experiências na gestão de cargos de liderança”, que abordou boas práticas, desafios e caminhos a serem trilhados em busca da excelência da gestão de pessoas na administração pública.

Transforma Minas

Esse ano, o Transforma Minas completou cinco anos e, desde sua criação, são mais de 500 processos seletivos realizados para posições de liderança no Estado.

Além da frente de Atração e Seleção, que seleciona profissionais para o setor público com base em critérios de mérito e competência, o programa conta com a frente de Desenvolvimento e Desempenho, que tem o objetivo de desenvolver líderes para atuação inovadora, com capacidade para articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados mais eficientes.

A outra frente é a de Engajamento, que busca compreender os diferentes perfis motivacionais e propor ferramentas para potencializar a conexão das pessoas entre si e com suas atividades diárias.

Avaliação de Desempenho

Outro destaque da Seplag-MG foi a Avaliação de Desempenho por Competências dos Gestores (ADGP), na qual o gestor é avaliado pela chefia imediata e por membros de sua equipe, além de realizar uma autoavaliação. São mais de 3.800 gestores avaliados em aproximadamente 45 órgãos e entidades do Governo de Minas.

O principal objetivo da avaliação é aprimorar a atuação dos gestores por meio do desenvolvimento de competências gerenciais, contribuindo para a profissionalização da gestão pública e para a melhoria dos serviços públicos prestados pelos órgãos e entidades estaduais.

Mapa de Gestão de Lideranças

O Mapa de Gestão de Lideranças foi criado para oferecer às secretarias de Estado de Educação, Saúde e Gestão uma visão detalhada e aprofundada dos processos de gestão de pessoas nos cargos de liderança do segundo e do terceiro escalão da administração direta dos governos estaduais brasileiros.

A iniciativa busca identificar e promover boas práticas de gestão estratégica de pessoas para fortalecimento dos quadros de direção no setor público.

A segunda maior pontuação foi obtida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, com 56 pontos. Em terceiro ficou a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), com 55 pontos.