Minas antecipa debates da COP30 e foca em estratégias para o agro sustentável
20º Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural discute integração entre sustentabilidade e produção agropecuária com foco no protagonismo mineiro na Conferência da ONU sobre o clima
Em um momento decisivo para o futuro da agropecuária no Brasil e no mundo, Minas Gerais se antecipa às discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para novembro de 2025, em Belém (PA), e promove, na próxima quinta-feira (10/7), o 20º Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural, com o tema “Desafios e Oportunidades para a Agropecuária Mineira no Contexto da COP30”.
O encontro será realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seapa-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e contará com transmissão ao vivo, das 10h às 11h, reunindo especialistas, representantes do setor produtivo, gestores públicos, instituições parceiras e interessados no tema.
“Este seminário é uma oportunidade estratégica para Minas Gerais mostrar que é possível produzir com responsabilidade ambiental. Ao discutir os desafios e oportunidades do agro no contexto da COP30, reafirmamos nosso compromisso com uma agropecuária inovadora, sustentável e protagonista nas soluções para as mudanças climáticas, em conformidade com o Plano Estadual de Ações Climáticas”, reforça o Superintendente de Inovação e Economia Agropecuária, Feliciano Nogueira.
Políticas públicas sustentáveis
A proposta é promover o diálogo entre os vários atores do setor agropecuário, buscando avançar em direção a uma produção ainda mais sustentável, inovadora e comprometida com os compromissos climáticos globais. Para isso, estarão em pauta programas estratégicos como o Plano Estadual de Ação Climática (Plac) e o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Plano ABC+), reforçando o papel do Estado na formulação de políticas públicas que conciliam desenvolvimento econômico e conservação ambiental.
Minas Gerais, maior estado da região Sudeste em extensão territorial, abriga mais da metade do bioma Cerrado e é um dos principais polos de produção agropecuária do país. O seminário pretende destacar ações já em curso, como a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono, incentivos à regularização ambiental, acesso ao crédito rural sustentável e uso de bioinsumos, apontando caminhos para consolidar uma agropecuária mais resiliente, eficiente e alinhada com os desafios do clima.
Além de debater estratégias para o futuro, o evento também será uma oportunidade de destacar os avanços conquistados por Minas Gerais na redução das emissões de gases de efeito estufa, no incentivo à integração entre ciência, inovação e políticas públicas, e na preservação dos recursos naturais.
A expectativa da Seapa é que o seminário funcione como plataforma de articulação entre os diversos atores do agro mineiro, fomentando a cooperação entre governo, produtores, entidades de classe, setor financeiro e academia, preparando o estado para apresentar suas propostas com autoridade e consistência durante a COP30.
Programação e inscrições neste link.