MG App chega a 5 milhões de usuários e traz novas funcionalidades para incentivar doação de sangue no estado

Aplicativo do Governo de Minas, coordenado pela Seplag-MG, garante agilidade e eficiência na prestação de serviços essenciais e contará com uma área exclusiva para o doador de sangue

O MG App, aplicativo oficial do Governo de Minas, completou 5 milhões de usuários cadastrados e traz novas funcionalidades para incentivar a doação de sangue em Minas Gerais.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), o aplicativo oferece mais de cem serviços públicos para os mineiros e foi responsável por 50% dos agendamentos de doação de sangue em 2024.

No MG App, já é possível agendar doação de sangue, consultar estoque e verificar as unidades de atendimento da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas).

A novidade é que o aplicativo passará a contar, até o final de setembro, com uma área exclusiva para o doador, onde ele poderá conferir seu histórico de doações e informações sobre a próxima doação. Outras facilidades para incentivar as doações de sangue serão incorporadas gradualmente.

“O MG App foi desenvolvido para democratizar o acesso da população às políticas públicas, por meio da digitalização de serviços do Estado. A Seplag-MG trabalha em conjunto com os órgãos, como foi com a Hemominas, para que o cidadão tenha muito mais facilidade, agilidade e conforto ao recorrer a serviços essenciais”, destacou o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Em 2023, a Fundação Hemominas recebeu cerca de 338 mil candidatos à doação de sangue em Minas Gerais. Até agosto desse ano, já foram mais de 235 mil doações agendadas, sendo mais de 124 mil pelo MG App.

Também é possível agendar as doações pelo Portal MG (mg.gov.br) e pelo site hemominas.mg.gov.br.

“A inovação do serviço público é fundamental para ampliar o alcance da divulgação desse gesto solidário, que é doar sangue, que salva a vida de muitos mineiros”, celebrou o analista da Assessoria de Captação de Doadores da Fundação Hemominas, Thiago Figueira Sindeaux.

Cinco milhões de usuários

Moradora de Divinópolis, Lilian Andrade, é uma das 5 milhões pessoas que utiliza o MG App.

"É uma ferramenta rápida, simples e segura. Para fazer login é preciso ter acesso à conta do gov.br e isso traz uma tranquilidade, por não precisar estar com os documentos em mãos. Além disso, o app envia notificações sobre os serviços. Eu, enquanto doadora de sangue há muitos anos, vou começar a usar o aplicativo para esse fim também", afirmou.

O MG App está disponível gratuitamente para download nas lojas App Store e Google Play.

O aplicativo foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia de Informação de Minas Gerais (Prodemge) e reúne serviços públicos de 17 órgãos e entidades, como emissão de documentos, consulta de boletim escolar, agendamento de horário nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), solicitação de segundas vias de contas de energia e de água, entre outros.

Doação de sangue

Para realizar o agendamento, o candidato à doação precisa informar o município de residência, nome completo, e-mail, CPF, RG, data de nascimento, telefones de contato e uma unidade de referência, conforme a disponibilização de dia e horário de cada unidade da Hemominas.