Metodologia da Uaitec inspira Estado de Alagoas

Governo mineiro compartilha experiências para potencializar cursos on-line, empreendedorismo e inovação

imagem de destaque
A Uaitec acumula números expressivos em sua plataforma, com mais de 500 mil alunos cadastrados
  • ícone de compartilhamento

Rede Uaitec - Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) que promove inclusão digital e social por meio da oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional nas modalidades presencial e a distância, inspirou o Estado de Alagoas no programa OxeTech Lab. Lançado em 21/1, o projeto alagoano busca seguir a metodologia do Governo de Minas

A Uaitec acumula números expressivos em sua plataforma, com mais de 500 mil alunos cadastrados e emissão de aproximadamente 250 mil certificados em cursos de ensino a distância. Somente em 2020, a rede mineira teve mais de 400 mil usuários no sistema on-line. 

Inicialmente, o programa OxeTech vai oferecer a estudantes dos ensinos médio e superior, a profissionais da educação e a profissionais em geral cursos on-line, como React Web, Java, JavaScript Game e HTML Web. Em seguida, serão criados laboratórios presenciais, além da aplicação da metodologia no plano educacional do estado nordestino. 

A modalidade on-line também foi inspirada na Uaitec, que, em parceria com as empresas privadas Digital Innovation One e Grupo Voitto, já ofereceu quase 40 mil cursos voltados para a área de tecnologia e programação, com o objetivo de qualificar e requalificar a mão de obra e a formação profissional em Minas Gerais.

Troca de experiência

De acordo o diretor de Gestão das Unidades Tecnológicas da Sede, Henrique de Carvalho, no ano passado, a equipe da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede recebeu representantes da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) do Alagoas para compartilhar a experiência vivida no estado.

“Esta não é a primeira vez que recebemos outros estados para compartilhar conhecimento. Acredito que esse é o caminho para que todos unam esforços, dividam experiências e discutam problemas já vividos, fazendo com que todos evitem reinventar a roda sempre”, justifica Carvalho, fortalecendo a ideia de existir uma rede de networking entre Estados. 

Seed inspira programa 

Outra experiência de Minas que será usada em Alagoas é o Seed - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, programa do Estado considerado um dos maiores agentes de fomento do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Brasil. 

“Também com base em nossa visita a Minas Gerais, criaremos o nosso Seed. Estamos programando o lançamento para o  início do segundo semestre de 2022”, afirma o assessor técnico de Desenvolvimento Tecnológico da Secti (AL), Pedro Ivo.

Em 2019, o Seed também foi inspiração para o Governo do Espírito Santo, com anúncio de R$ 5,5 milhões para acelerar 30 startups na primeira rodada.

O Seed mineiro está com inscrições abertas até o dia 12/2 para a Edição Especial. Os interessados devem acessar www.seed.mg.gov.br.



Últimas