Meio Ambiente fiscaliza desmatamento ilegal em municípios do Leste mineiro

Ação protege Mata Atlântica contra desmatamento e uso indevido de espaço protegido

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, de 17 a 21/6, a Operação Repressiva Ordinária 2024 Ybyrá II, para coibir desmatamento ilegal e uso alternativo do solo em áreas desmatadas sem autorização nos municípios de Carmésia, Dom Joaquim, Senhora do Porto, Dores de Guanhães, Guanhães, Braúnas, Sabinópolis, Martelândia e Paulistas, no Leste de Minas.

Foram fiscalizados 41 alvos, cobrindo uma área de 267,44 hectares. Em análise preliminar, houve 65 infrações consideradas gravíssimas além de multas simples, agravadas ao menos em 30% em virtude dos danos causados em unidades de conservação. Estima-se que as multas aplicadas cheguem a mais de R$2,1 milhões.

De acordo com o chefe de Unidade Regional de Fiscalização LM da Semad, Daniel Sampaio Colen, as áreas fiscalizadas foram identificadas por meio da Plataforma Sccon da Polícia Federal. “O objetivo da ação é confirmar a ocorrência de desmatamentos ou uso alternativo do solo em áreas desmatadas que não possuem autorização, infringindo normas ambientais vigentes e perpetuando danos ao meio ambiente”, afirma.

A operação foi planejada conforme Plano Anual de Fiscalização Ambiental, a fim de proteger o bioma Mata Atlântica. “A ação busca garantir o desenvolvimento sustentável e a proteção da biodiversidade, da saúde humana, dos valores paisagísticos, estéticos e turísticos, do regime hídrico e da estabilidade social”, frisou Daniel Colen

Transparência

O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades ambientais.

A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 - opção sete) ou por meio deste link, que traz mais informações sobre o assunto.