Meio Ambiente engaja comunidade em evento no Parque Estadual Mata do Limoeiro

Volta da Mata une prática esportiva a outras atividades como plantio de mudas e atividades nas salas temáticas do espaço

O Parque Estadual Mata do Limoeiro, Unidade de Conservação (UC) administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), realizou, nos dias 18 e 19/5, a oitava Volta da Mata do Limoeiro, evento que une a prática esportiva às atividades desenvolvidas no espaço. O evento reuniu 205 participantes, mas cerca de 430 pessoas estiveram na sede do parque para participar de outras atividades.

Os participantes da corrida puderam se aventurar no interior da Unidade de Conservação e da mata, passando por obstáculos como córregos, pontes e pinguelas em percursos de 8,5 quilômetros na modalidade single e 17 quilômetros no double.

“A atividade foi uma ótima oportunidade para aliar a prática esportiva à educação ambiental e também para envolver os participantes com o ambiente do parque”, afirma o gerente da Unidade de Conservação, Alex Amaral.

IEF / Divulgação

Neste ano, o mascote do evento foi o gavião-pega-macaco, que estava estampado nas medalhas e troféus. Foram realizadas, ainda, ações de educação ambiental com as crianças sobre a importância e ecologia desse animal.

parque

A Unidade de Conservação está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de 7 quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó, no distrito de Ipoema, em Itabira, na Região Central de Minas.

O parque oferece rica vegetação, em que podem ser observados fragmentos dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. A Unidade de Conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

Atividade

A Volta da Mata do Limoeiro teve início em 2014 e tem grande importância para o parque. A edição 2024 contou com a participação de voluntários selecionados por meio do Programa de Voluntariado do IEF. Eles desempenharam tarefas como recepção, triagem e orientação de visitantes, atividades de educação ambiental e pesquisa de satisfação, entre outras.

O evento contou também com o patrocínio de diversos parceiros, como Prefeitura Municipal de Itabira, grupo Belmont e Unimed.