Mãos Dadas: nova escola é destaque em qualidade e infraestrutura em Ladainha, com apoio do Governo de Minas

Unidade conta com investimento de R$ 5,5 milhões em obras e equipamentos para melhorar o ensino da região

Construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município de Ladainha, no Vale do Mucuri, a Escola Municipal Iracema Soares Nedir está ampliando as oportunidades de ensino para os alunos. Com mais de R$ 5,5 milhões em investimentos, a nova unidade oferece infraestrutura moderna e visa fortalecer a educação pública e melhorar a qualidade do ensino na região.

O governador Romeu Zema vistoriou a escola, nesta quinta-feira (12/9). A obra, concluída e inaugurada em julho deste ano, recebeu mais de R$ 3,3 milhões em investimentos diretos do Governo de Minas. Além disso, a construção foi realizada em parceria com três convênios, totalizando R$ 5,5 milhões de investimento.

“Hoje tive a oportunidade de conhecer essa nova e bonita escola municipal, que faz parte do projeto Mãos Dadas. O Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, está reformulando e melhorando os anos iniciais do ensino fundamental. Esse trabalho está sendo realizado em todo o estado, e a prefeitura de Ladainha foi uma das que aderiram ao projeto. E, hoje, temos muitos motivos para comemorar”, destacou o governador.

Melhorias

O município aderiu ao projeto Mãos Dadas em 2023, absorvendo 49 matrículas de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Após a construção da escola, a unidade passou a atender 383 alunos, com sete turmas, nos turnos da manhã e à tarde.

A diretora da escola Denise Santos (Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

Para a diretora da Escola Municipal Iracema Soares, Denise Santos, a boa estrutura física influencia na qualidade do ensino.

“Com professores e alunos bem instalados, nós temos condições de oferecer uma educação de melhor qualidade. E, vale ressaltar, que temos, além da estrutura do prédio, todos os equipamentos necessários, como datashow, quadra, material esportivo, e tudo o que é preciso para desenvolver um trabalho de qualidade pela nossa equipe. E é isso que buscamos agora: resultados na educação”, afirmou a diretora.

Mãos Dadas

O programa, criado em 2021, visa fortalecer a colaboração entre o Governo de Minas e os municípios para garantir a oferta adequada de ensino infantil e fundamental nos anos iniciais. A iniciativa já destinou mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos, resultando na construção e reforma de escolas em diversas regiões do estado.

O investimento robusto reflete o compromisso do Governo de Minas Gerais em melhorar a qualidade da educação, ampliando o acesso e melhorando a infraestrutura escolar. O projeto Mãos Dadas também tem como foco o aumento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a redução da evasão escolar, garantindo uma educação de qualidade para as crianças mineiras.

Desde o início do projeto, mais de 80 novos veículos escolares foram adquiridos, e municípios de diferentes regiões do estado foram beneficiados com a reforma e construção de escolas. O programa tem sido essencial para melhorar as condições de ensino, oferecendo infraestrutura moderna e adequada para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.