Mais de 400 pessoas participam do 1º Encontro da Família Rural da Região de Alfenas

Evento promovido abordou temas como a sucessão familiar e o papel da mulher na cafeicultura

Sucessão familiar no campo, mulheres na cafeicultura e turismo rural. Esses foram alguns dos temas do 1º Encontro da Família Rural de Alfenas, no Sul de Minas. O evento, promovido pela Emater-MG neste mês, contou com mais de 400 participantes.

O encontro teve como objetivos capacitar e promover a integração da família rural. Os temas abordados foram selecionados de acordo com as demandas e a realidade dos agricultores familiares. A sucessão familiar foi um dos assuntos debatidos. A questão é bastante relevante na atualidade e tem sido trabalhada pela Emater-MG. “Ao passar das gerações, a transição de propriedades rurais torna-se um desafio complexo, com diversos obstáculos a serem superados”, disse a coordenadora Técnica regional, Adalise Vieira da Silveira.

O evento contou com um painel sobre a cafeicultura feminina e apresentou experiências de mulheres que se destacam na cafeicultura. “De alguns anos para cá, as mulheres têm conquistado espaço e voz na cafeicultura, assumindo o protagonismo da produção e dos negócios, desde o plantio até a venda do produto”, afirma o coordenador Técnico regional da Emater-MG, Kleso Silva Franco Júnior.

Outro tema de destaque foi o turismo rural. A coordenadora estadual de Turismo e Artesanato da Emater-MG, Thatiana Garcia, ministrou palestra sobre como agregar valor à propriedade por meio do turismo rural. “Um dos desafios dos produtores é conciliar o trabalho rotineiro nas propriedades, que é muito intenso, com o atendimento aos turistas. Por isso, é importante que as atividades sejam muito bem planejadas”, disse a coordenadora.

Na avaliação da equipe organizadora, o 1º Encontro da Família Rural da Região de Alfenas teve resultado positivo, com a troca de conhecimentos, discussões técnicas e com a parceria de universidades, que promoveram ações de saúde da família.