Jovens Mineiros Sustentáveis leva educação ambiental e humanitária a estudantes da Zona da Mata Mineira

Alunos e professores desenvolvem,  neste semestre, atividades relacionadas às faunas silvestre e doméstica

Equipe do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) esteve nos municípios de Rodeiro, Barbacena e Ibertioga, na última semana, para acompanhar de perto o desenvolvimento das ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis na Zona da Mata Mineira.

Alunos e professores das escolas municipais participantes realizaram diversas atividades neste semestre sobre temas relacionados aos cuidados com as faunas silvestre e doméstica.

O Jovens Mineiros é uma iniciativa de educação ambiental promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com municípios, presente atualmente em 176 escolas municipais, de 90 cidades, beneficiando mais de 6 mil estudantes.

As atividades em quatro escolas dos três municípios envolvem alunos e professores do 5º ano do nível fundamental, totalizando 229 alunos e 11 professores. Os participantes têm realizado visitas em áreas naturais para verificar a presença de animais silvestres e entender o meio de vida desses animais.

Estão ocorrendo, ainda, palestras oferecidas por analistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Semad. O desenvolvimento do tema junto aos alunos conta também com o apoio de organizações não governamentais da causa animal e a realização de campanhas para adoção responsável e doação de ração.

Acompanhamento

As visitas realizadas pela equipe que gerencia o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis são uma oportunidade de reunir dirigentes municipais, para alinhar as informações das ações governamentais em educação ambiental. O diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini, que coordena o Programa, disse que a capacidade de resposta para as mudanças de comportamento e atitudes com o meio ambiente vem de acordo com a abordagem com o público-alvo.

“O Jovens Mineiros conta com um time de professores que estão atuando de forma brilhante junto às escolas cadastradas para que os alunos recebam informação de qualidade e apliquem no seu cotidiano. As respostas chegam diariamente nas diversas atividades que são aplicadas aos alunos, cujo envolvimento supera as expectativas”, frisou.

“Trabalhar com o Jovens Mineiros Sustentáveis tem sido uma experiência incrível, porque os alunos estão tendo oportunidade, na prática, de vivenciar os benefícios e tudo o que a natureza nos oferece, e principalmente, proteger o meio ambiente, que é o principal objetivo que nós buscamos despertar neles, essa consciência de serem futuros adultos que contribuam para um meio ambiente equilibrado e saudável”, explica Andrea Furtado, professora de Barbacena.

Já a coordenadora pedagógica em Ibertioga, Ednéia Andrade, destaca que o Programa tem se transformado em uma janela para o mundo em que os alunos podem aprender cada vez mais a valorizar a fauna, a natureza, a água e demais bens naturais. “Pedagogicamente, nós temos um ganho imensurável. Nossos alunos aprendem a se expressar melhor, a organizar as ideias e, além de tudo, se conscientizam, se tornando possíveis multiplicadores do conhecimento em suas casas”, observa.