Jogos Escolares de Minas Gerais impulsionam escolas para o Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17

Programa da Sedese revela talentos e fortalece o esporte escolar no estado

Minas Gerais estará bem representada no Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17. As escolas campeãs dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), competição organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), embarcam para Brasília para participar da competição, que acontecerá de 7 a 15/9.

A equipe feminina da Escola Estadual Professor Nelson de Sena, de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, liderada pela técnica Ianni Souza, está confiante para o campeonato.

"As expectativas são boas, de voltar a competir no nacional e fazer uma boa participação. Estamos treinando e temos um grupo muito competitivo”, comenta Ianni.

Já a equipe masculina do Colégio Magnum Agostiniano, de Belo Horizonte, comandada pelo técnico Álvaro Cardoso, também está focada e preparada.

"Estamos confiantes e jogando em alto nível, mesmo com os desafios de uma equipe escolar que treina apenas duas vezes na semana. O objetivo é dar um passo de cada vez", afirma o técnico.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca a importância do Jemg para a valorização dos atletas mineiros.

“O Jemg é um verdadeiro celeiro de talentos. Estamos muito orgulhosos de ver nossas escolas campeãs partindo para um campeonato nacional. Isso demonstra a força do esporte escolar em Minas Gerais e o compromisso da Sedese em apoiar essas iniciativas que transformam a vida dos nossos jovens", afirma a secretária.

Arquivo pessoal

Jemg

Os Jogos Escolares de Minas Gerais são um programa fundamental para o desenvolvimento do esporte escolar no estado que revela talentos e promove a inclusão social.

Neste ano, o futsal no Jemg contou com a participação de 750 dos 853 municípios mineiros, envolvendo mais de 20 mil estudantes de 1.275 escolas. Foram 3.626 jogos realizados nas etapas microrregional, regional e estadual.

O Jemg é promovido pela Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

A preparação dos jovens atletas para a competição nacional é um reflexo do trabalho realizado pela Sedese pelo esporte e pela juventude mineira.

"O esporte escolar é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. É uma honra para Minas Gerais ver nossos jovens competindo em alto nível e levando o nome do estado para o cenário nacional", conclui Alê Portela.

Campeonato nacional

O Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17, promovido pelo Ministério dos Esportes, é uma plataforma para jovens atletas desenvolverem suas habilidades e alcançarem novos patamares no esporte.

A Sedese, por meio do Jemg, oferece oportunidades como essa, reafirmando seu papel de promotora do esporte e agente de transformação social.