Ipsemg promove 37ª Semana da Enfermagem

Iniciativa presta homenagem aos profissionais e reforça necessidade de valorização da categoria

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) iniciou a 37ª Semana da Enfermagem na terça-feira (9/5), com culto ecumênico realizado no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP).

Neste ano, o evento, que celebra o Dia Internacional da Enfermagem (em 12/5), traz o tema “Valorização do trabalho da enfermagem com desenvolvimento sustentável e bem viver”. definido pela Associação Brasileira de Enfermagem. A ação do Ipsemg objetiva homenagear profissionais da categoria, que cuidam e promovem a saúde da população.

A programação busca “reconhecer o valor do trabalho da enfermagem e presentear os profissionais com atividades que possam recarregar energias” explica a chefe do Departamento de Educação Permanente, Alexia Cagnoni.

Apresentações musicais e atividades de ioga, reike, SPA das mãos e auriculoterapia integram a agenda.

Homenagens

Durante celebração de culto ecumênico, a presidente do Ipsemg, Letícia Torres, destacou a importância do acolhimento prestado pelos servidores do Ipsemg. “Nós existimos para proporcionar o bem-estar para nossos beneficiários, sejam pacientes ou pensionistas e eu não tenho dúvidas de que a equipe de enfermagem é a principal fonte desse acolhimento com um olhar de empatia e carinho”, destacou.

Diretor de saúde, Rodrigo Kleinpaul também agradeceu os profissionais de enfermagem pelo trabalho desenvolvido na instituição. “A enfermagem é o grande corpo do hospital, a essência do que é assistência à saúde e cuidado. Gostaria de agradecer e parabenizar enfermeiros, técnicos e auxiliares pelo esforço e dedicação ao longo de todos esses anos”, ressaltou.

A auxiliar de enfermagem Márcia Aparecida Marcelo, que atua no hospital do Ipsemg há 30 anos, vê a semana da enfermagem como evento de grande importância para a representação do papel dos profissionais da instituição. “O nosso trabalho é algo que a gente se doa e se entrega para o bem-estar do outro. Esse momento mostra o quanto somos reconhecidos”.

O encerramento da cerimônia foi realizado pela chefe de Departamento de Enfermagem e Multiprofissional, Ana Paula Renault, que pontuou o momento histórico que a categoria vem vivenciado e como as questões científicas, políticas e éticas têm impactado no desenvolvimento da carreira, ressaltando a importância de a comunidade direcionar o olhar para a valorização da profissão e dos profissionais.