Inscrições para o 20º Concurso de Qualidade do Café da região de Manhuaçu estão abertas

Amostras de café devem ser entregues nos escritórios da Emater-MG da região até 5/9

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O 20º Concurso de Qualidade do Café da Região das Matas de Minas da Regional de Manhuaçu, promovido pelo Governo de Minas por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), está com inscrições abertas para todos os produtores da região. Aqueles que participarem também estarão automaticamente inscritos no 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, o maior concurso de cafés especiais de estado.

“Normalmente, mais de um terço das amostras do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais estadual é da região de Manhuaçu. Então, decidimos fazer uma inscrição conjunta para as duas premiações, facilitando para o produtor. Um júri vai analisar o lote de café entregue e as notas valerão para os dois concursos”, explica o coordenador técnico regional da Emater-MG, Thiago Oliveira.

Produtores interessados devem se inscrever neste link até o dia 5/9.

Categorias

Podem participar do concurso cafeicultores e familiares cuja residência ou propriedade estejam nos municípios atendidos pela Unidade Regional da Emater-MG da região (Uregi Manhuaçu). São eles: Alto Jequitibá, Caparaó, Caputira, Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Orizânia, Pedra Bonita, Pocrane, Reduto, Santana do Manhuaçu, Sericita, Simonésia, São José do Mantimento, São João do Manhuaçu, Taparuba e Vermelho Novo.

Após o preenchimento do formulário de inscrição, as amostras de café têm que ser entregues até o dia 5/9 no escritório local da Emater-MG do município do produtor. Elas devem ser da espécie Arábica e que terem sido colhidas no ano de 2025. O cafeicultor poderá se inscrever em apenas uma das modalidades: “Café Natural” ou “Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado”.

Júri de renome

Os lotes de café passarão por análises física e sensorial conduzidas por uma comissão julgadora de profissionais da área. “Outra vantagem da realização conjunta dos concursos regional e estadual é que as amostras são avaliadas por um júri de grande credibilidade e formados por especialistas de renome. Então, é uma análise séria e criteriosa”, salienta Thiago.

O Concurso de Qualidade do Café da Região das Matas de Minas da Regional de Manhuaçu vem incentivando a melhoria da qualidade dos cafés da região, além de agregação de valor do produto. “Quando o cafeicultor recebe uma premiação, ele é mais procurado pelos compradores de café e o produto fica mais valorizado”, conta o coordenador.

O encerramento do concurso está previsto para acontecer em dezembro. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas nos escritórios locais da Emater-MG dos municípios da região de Manhuaçu.



Últimas