Implantação do Samu em Curvelo traz mais agilidade no atendimento de urgência para a região

Governador vistoriou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município, que proporciona a diminuição do tempo de chegada das ambulâncias nas ocorrências, salvando muitas vidas

O Governo de Minas vem fazendo investimentos em áreas estratégicas e, de forma capilarizada, tem reforçado a atuação no interior do estado, levando serviços essenciais cada vez para mais perto do povo mineiro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) é um exemplo do trabalho realizado nesta gestão para que as ambulâncias possam ir para mais perto das pessoas, salvando vidas nos 853 municípios do estado.

Nesta sexta-feira (13/9), o governador Romeu Zema esteve em Curvelo, na região central de Minas, para vistoriar o trabalho realizado no Samu do município. O serviço, implementado na cidade em abril de 2024, faz parte da política do Governo de Minas para ampliar para todo o interior o atendimento de urgência e emergência. A estratégica é executada por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

“Quando nós assumimos o Governo de Minas, o Samu não cobria sequer 50% dos municípios mineiros. Hoje, estamos com mais de 93% e queremos, até o fim da minha gestão, que o estado esteja 100% coberto” destacou o governador.

A cidade de Curvelo possui duas ambulâncias, sendo uma do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico (USB). É atendida pelo Samu 192 Regional, gerenciado pelo município de Sete Lagoas. O serviço abrange as microrregiões de Saúde de Sete Lagoas e Curvelo.

Velocidade no atendimento

O atendimento rápido/efetivo é um dos benefícios que a presença do Samu proporciona para a saúde da região. Nesse contexto, o governador ressaltou os esforços feitos pelo Estado para universalizar e descentralizar os serviços de saúde.

Marco Evangelista / Imprensa MG

“Quando você tem um acidente, algum tipo de ocorrência em que há traumatismos, principalmente, se você não tiver um atendimento rápido, um atendimento quase que imediato, você muitas vezes não tem condição de salvar a vida. Então, esse trabalho continua sendo feito. Adquirimos vários helicópteros para propiciar esse resgate o mais rápido possível, porque muitas vidas já foram e ainda serão salvas”, enfatizou.

A médica socorrista Fernanda Barbosa, que atua no Samu de Curvelo desde a sua implementação, acompanhou de perto a melhoria que a presença da equipe de atendimento de urgência e emergência representa para as pessoas.

“A agilidade o atendimento médico na cena do acidente são diferenciais que o Samu trouxe para a região. Por exemplo, recentemente  buscamos um paciente em Corinto que estava com quadro de infarto grave, e que tempo era importante para o tratamento dele. Em duas horas e meia, nós conseguimos buscar o paciente, fazer o atendimento no local e levar para o hospital para fazer os procedimentos. Ou seja, tempo é vital nesses casos, e conseguimos salvar a vida desta pessoa”, contou.

Salvando vidas

A eficiência e o trabalho realizado pela equipe do Samu de Curvelo foi crucial para o atendimento do pequeno Heitor, de 1 ano e dez meses.

No final de agosto, a criança foi atendida depois de ter mastigado uma pilha. Sua mãe, Bruna de Oliveira, acionou o serviço de urgência e emergência após observar que a língua da criança ficou preta. Ela revelou que o atendimento foi primordial para que seu filho não tivesse problemas mais sérios.

“Se não tivesse o Samu, eu não saberia o que eu ia fazer, porque meu marido estava trabalhando na roça. Ele só chegou uma hora depois que eu já estava no hospital. Se eu tivesse esperado esse tempo todo, a gente não sabe, às vezes poderia ter queimado a boca da criança por causa do resíduo da pilha”, lembrou.

Investimentos no Samu regional

Para a manutenção e funcionamento do Samu, o Governo do Estado repassa quase R$ 215 mil ao município de Curvelo. O valor mensal direcionado atualmente ao Samu Sete Lagoas, em caso de atingimento de 100% das metas de monitoramento, corresponde a cerca de R$ 1,4 milhão.

Em 2022, o Governo de Minas fez um aporte, por meio da SES-MG, de mais de R$ 7,5 milhões para implantação do Serviço Regional do Samu 192 - nas microrregiões de Saúde de Sete Lagoas e Curvelo.

Somente em Curvelo, são mais de 80 mil pessoas beneficiadas pelo serviço, que atende aos mais de 630 mil habitantes de 34 municípios das duas microrregiões. São 17 ambulâncias prontas para os chamados da região, diminuindo riscos de morte e garantindo atendimento rápido a quem necessita.

Ampliação do Samu em Minas

Antes do início desta gestão, seis macrorregiões mineiras não possuíam cobertura do Samu 192.

De 2019 para cá, já são aproximadamente 18 milhões de mineiros com acesso ao serviço, que podem ligar para o número 192 e acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Isso corresponde a uma cobertura de 93,7% de todo o território mineiro.

Hoje, são 800 dos 853 municípios do estado atendidos pelo serviço. Ou seja, nove em cada dez cidades já contam com o Samu 192.

Para chegar a esse patamar, o Governo do Estado investiu mais de R$ 85 milhões na ampliação do serviço nos últimos três anos, e cerca de R$ 325 milhões anuais para o custeio do Samu 192 em Minas Gerais.