HubMG Gov encerrou o período de submissão de propostas com quase R$ 150 milhões em recursos solicitados

Edital foi lançado em fevereiro e previa R$ 40 milhões em recursos não reembolsáveis para projetos de inovação que solucionassem desafios de órgãos da administração pública estadual

Maior programa de inovação aberta para o setor público da América Latina, o HubMG GOV alcançou resultados significativos na etapa de submissão de projetos: 129 propostas a fim de solucionar um ou mais dos quase 250 desafios públicos listados nesta chamada. Foram 555 reuniões de avaliação preliminar realizadas, 30 órgãos públicos participantes e mais de R$148 milhões solicitados.

Reprodução

O HubMG GOV é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Neo Ventures.

O programa, lançado em fevereiro deste ano, visa aumentar a eficiência da administração pública estadual, melhorar os serviços prestados à população, impulsionar soluções tecnológicas para desafios enfrentados pelo Estado, bem como atrair empresas de tecnologia, gerando mais empregos e renda para os mineiros. O período de envio de propostas terminou no último dia 14/6.

“A gestão pública, por melhor que seja, precisa ser aperfeiçoada, e sempre tem uma ideia ou solução que vai ajudar nesse processo de melhoria contínua. É aí que entra o HubMG GOV, para dar oportunidade a essas ideias e nos ajudar a fazer de Minas um estado melhor e mais inovador”, ressalta o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

R$ 40 milhões para inovação

Regulamentada pelo Edital Fapemig / Sede nº 06/2024, a chamada disponibiliza até R$ 40 milhões para impulsionar a inovação no setor público e traz mais de 240 desafios públicos identificados pelo programa. Empresas, startups, cooperativas e Instituições de Ciência e Tecnologia sediadas em Minas Gerais puderam solicitar até R$ 2 milhões por projeto.

A iniciativa favorece a incorporação de soluções tecnológicas de startups, empresas, cooperativas e de pesquisas acadêmicas por órgãos públicos estaduais. Como resultado, os serviços do estado se tornam mais inovadores, céleres e eficientes, trazendo inúmeros benefícios para os mineiros.

Os desafios transitam entre as mais variadas temáticas. O HubMG Gov pretende mitigar desde questões logísticas de órgãos para transplante, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), até o desenvolvimento de uma tecnologia que permita a identificação de territórios mineiros com maior propensão a violações dos direitos das mulheres, desafio proposto pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Bem como uma plataforma que permita o acionamento do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais pela população que apresenta deficiência na audição e na fala. Essas e outras soluções auxiliam o Governo de Minas a entregar o melhor serviço ao cidadão mineiro, com mais inclusão, eficiência e inovação.

Próximos passos

Os projetos submetidos agora serão analisados pela banca avaliadora, que irá selecionar os aprovados. De acordo com o edital de retificação do programa, os resultados serão divulgados no site da Fapemig a partir de 16/9. Os participantes podem solicitar recursos em um período de até dez dias após a divulgação dos resultados.

A divulgação da análise do julgamento dos recursos acontecerá a partir de 15 dias após o término do prazo para interposição de recursos. Já o prazo limite para a homologação dos resultados finais é de a partir de 10 dias da data de encerramento da interposição de recursos ou da data de divulgação da análise do julgamento dos recursos, a depender se houver ou não interposição de recursos.

Posteriormente, os projetos aprovados passarão por um período de testes, para a experimentação das tecnologias e pesquisas. A partir de então, os órgãos beneficiados poderão afirmar se os resultados preliminares foram satisfatórios e, consequentemente, o restante do recurso será aportado para que a solução seja finalizada e incorporada aos serviços do Estado.