Hospital Municipal de Governador Valadares inaugura Banco de Leite Humano
Nova estrutura amplia a assistência materno-infantil e fortalece cuidado neonatal no Leste de Minas
Entrou em funcionamento, no Hospital Municipal de Governador Valadares, o Banco de Leite Humano (BLH) Miguel Silva Reis, que recebeu o apoio do BLH da Maternidade Odete Valadares (MOV), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
A nova estrutura amplia a assistência materno-infantil e oferece suporte essencial aos recém-nascidos mais vulneráveis da cidade e dos municípios vizinhos, além de beneficiar diretamente as crianças internadas nos 35 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), na Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (Ucinco) e na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca) do hospital.
A nutricionista e coordenadora do BLH Miguel Silva Reis, Eloisa Helena Medeiros Cunha, explica que o leite humano é considerado o alimento mais completo para recém-nascidos e, no caso de prematuros ou bebês de baixo peso, atua como um verdadeiro medicamento. "Além de reduzir a mortalidade infantil, diminui o risco de infecções graves, como a enterocolite necrosante, contribui para o ganho de peso adequado e favorece o desenvolvimento neurológico".
"Ver o leite materno, o ouro líquido, sendo coletado de uma mãe doadora e alimentando um bebê prematuro, que luta pela vida, é uma emoção indescritível", acrescenta.
Para a coordenadora do BLH da MOV, Karine Antunes, a implementação de um Banco de Leite no interior é um gesto de cuidado, equidade e responsabilidade social. "Significa levar assistência de qualidade para mais perto das mães, ampliar o acesso ao aleitamento e reforçar uma rede de solidariedade que transforma realidades".
Foram 16 meses trabalho para a implantação desse Banco de Leite, em um processo que envolveu adequações físicas, conforme as normas sanitárias, e uma extensa licitação para a aquisição de equipamentos e insumos específicos. Além da coleta e do processamento, o BLH funcionará como Centro de Apoio à Amamentação, oferecendo orientação gratuita para mães que enfrentam dificuldades no aleitamento.
"Seguimos trabalhando para promover saúde, acolhimento e oportunidades de um começo de vida mais saudável para todos. Que este seja apenas o primeiro de muitos novos capítulos na expansão e valorização dos bancos de leite em Minas Gerais", destaca Karine Antunes.
Homenagem
O nome Miguel Silva Reis homenageia um bebê que permaneceu internado por quase um ano no hospital. Sua mãe visitava diariamente a unidade, fornecendo leite materno e inspirando profissionais e famílias com sua dedicação à amamentação.