Hospital da Unimontes atinge meta histórica de avaliação das práticas de segurança do paciente

Política de gestão de qualidade da unidade está alicerçada em estrutura, processo e resultado

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O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU-Unimontes) alcançou, pela primeira vez na história, o patamar de alta conformidade nas práticas de segurança do paciente, na regularidade das notificações e incidentes, e também no monitoramento constante dos dados envolvendo o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.O objetivo é avaliar setores de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrico e neonatal.

A notícia foi divulgada em 11/10, a partir da Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente (APSP), que compõe o Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (PIGSSPSS) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).   

A documentação referente tramita na Coordenação de Segurança do Paciente e Controle de Infecções, vinculada à Superintendência de Vigilância Sanitária de Estado de Saúde de Minas Gerais

“O Hospital da Unimontes vive um momento histórico de reconhecimento das suas atividades e do seu cuidado com a segurança do paciente e protocolos em saúde. Esse reconhecimento apenas comprova o empenho por parte de todos os envolvidos no nosso hospital”, manifestou o gerente de qualidade do HU-Unimontes, Tadeu Nunes Ferreira.

Escritório da Qualidade

O Escritório da Qualidade (EQ) do Hospital da Unimontes é constituído por uma equipe multiprofissional e objetiva o desenvolvimento da cultura da qualidade e segurança, por meio de atividades com foco na melhoria dos processos institucionais.

A política da gestão da qualidade do HU segue os princípios de Donabedian (médico libanês, considerado o pai da qualidade no setor de saúde) e está alicerçada na tríade de estrutura, processo e resultado.

“A equipe do Escritório da Qualidade é preparada e composta por profissionais capazes de oferecer indicadores precisos. O Núcleo de Segurança do Paciente faz parte desse processo, e tem a função de propor e analisar o que se refere aos internos no HU”, manifestou a enfermeira Jane Tolentino.

O Núcleo de Segurança do Paciente, ligado ao EQ, atua no gerenciamento de riscos, na melhoria contínua dos processos com ênfase nas seis metas de segurança do paciente: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e de lesões por pressão.

Além disso, o setor atua ativamente na gestão e padronização de documentos, na pesquisa de satisfação dos usuários e no monitoramento dos indicadores hospitalares.



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