Hospital Alberto Cavalcanti recebe atendimentos presenciais da OGE/MG em ação pelo Outubro Rosa

Equipe de Ouvidoria Móvel realizou acolhimento de manifestações e reforçou orientações e cuidados na prevenção ao câncer de mama

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) realizou, nesta sexta-feira (10/10), edição especial de Ouvidoria Móvel em alusão à campanha do Outubro Rosa, no Hospital Alberto Cavalcanti, em Belo Horizonte. A ação teve foco na ala oncológica da unidade de saúde, que integra a rede Fhemig, e é referência no tratamento do câncer no estado.

Pacientes, acompanhantes e servidores puderam registrar reclamações, denúncias, sugestões, solicitações ou elogios sobre a saúde pública e demais serviços estaduais, além de esclarecer dúvidas e conhecer os canais de atendimento da OGE/MG. Os atendimentos foram conduzidos pela equipe da Ouvidoria de Saúde do órgão, que atua como instrumento estratégico de gestão para o fortalecimento e aprimoramento contínuo do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.

A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, ressaltou o caráter simbólico e humano da iniciativa. “O Outubro Rosa é um momento de conscientização, cuidado e empatia, valores que também fazem parte da atuação da Ouvidoria-Geral do Estado. Realizarmos essa Ouvidoria Móvel especial em um hospital com ala oncológica, pois nossa missão é ouvir a todos, estejam onde estiverem. A escuta é um ato de acolhimento e também uma ferramenta de transformação da gestão pública e fortalecimento do SUS”, destacou.

Outubro Rosa

Criada em 1990, a Campanha Outubro Rosa surgiu com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre prevenção e controle do câncer de mama. Em 2023, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ampliou esse conceito e passou a adotar a perspectiva de cuidado integral e completo. Além dos exames de rotina, que são fundamentais para o diagnóstico precoce, a SES-MG incentiva as ações que contribuem para o empoderamento e autonomia dos indivíduos, reforçando os fatores de proteção à saúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece exames de diagnóstico e tratamento, tanto para o câncer de mama quanto para o câncer de colo do útero. Em Minas Gerais, a porta de entrada são as unidades básicas de saúde, que acolhem e orientam os pacientes, conforme cada caso.

 Sobre a OGE/MG

A OGE/MG é um órgão autônomo, que auxilia na fiscalização e no aperfeiçoamento dos serviços públicos, além de atuar como instância de participação e controle social. É vinculada diretamente ao chefe do Poder Executivo Estadual, característica que a distingue, até os dias atuais, dos outros Estados-membros e da União, onde as ouvidorias pertencem à estrutura organizacional de órgãos do Poder Executivo, em caráter de subordinação.

Recebe e registra as denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios do cidadão sobre os serviços e servidores públicos estaduais. Como ferramenta de gestão, gera informações de inteligência a partir dos dados das manifestações recebidas e ajuda os órgãos estaduais a aprimorarem as políticas públicas, beneficiando todos os mineiros.

Canais de atendimento

Bel, atendente virtual: (31) 3915-2022 - WhatsApp

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)

Telefones: Disque-Ouvidoria (162) Disque-Saúde (136)

Mais informações em @ouvidoriamg no Instagram - https://www.instagram.com/ouvidoriamg/

 



Últimas