Homenagens e atividades à população marcam celebração de 15 anos do Monumento Gruta Rei do Mato

Pedaços de bolos de aniversário foram distribuídos à população pelos 15 anos do Monumento Natural

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato completou 15 anos de criação e, para celebrar a história da área de proteção, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) preparou um dia com diversas homenagens e atividades à população, como apresentações musicais e feira de artesanato.

A celebração foi iniciada com uma cerimônia solene no último domingo (25/8), com a entrega de homenagens a mais de 30 parceiros de grande importância para a história, proteção e conservação do Monumento Natural Estadual em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais.

Um dos homenageados foi o professor e pesquisador da PUC Minas, Luiz Eduardo Panisset Travassos, geógrafo na área de carstologia, que é o estudo de cavernas e rochas, cenário em que passou a maior parte da vida, quando visitava a Gruta Rei do Mato quando criança.

O professor passou a ser parceiro do espaço, auxiliando nas pesquisas de buscas por microfósseis. “Em 2010, passei no concurso da PUC Minas em Pós-Graduação em Geografia. Desde então, tenho trazido alunos de mestrado, doutorado e graduação para as pesquisas aqui no monumento, e sempre fomos bem acolhidos pelo IEF”, relata Panisset.

(Robson Santos / Sisema)

Outra homenageada foi a gerente do Monumento Natural, Maria Honorina Pereira Rocha. Dos 15 anos de existência da Unidade de Conservação, Honorina está à frente da gestão do espaço há 12, o que torna a homenagem ainda mais especial.

“Para mim, é muita honra e gratidão, pois tivemos vários desafios ao longo desse tempo. É uma celebração de todo o trabalho e das conquistas alcançadas, além das parcerias que fizemos, como educação ambiental e prevenções”, ressaltou.

Já o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar, convocou a população para conhecer, visitar e desfrutar das belezas que o Monumento Natural Gruta Rei do Mato pode oferecer. “Comemorar os 15 anos da Gruta Rei do Mato é uma oportunidade maravilhosa para que possamos contemplar esse monumento natural, uma unidade de conservação tão especial para o nosso estado”, concluiu.

Após a cerimônia solene, os organizadores serviram um bolo de aniversário para o público, que também aproveitou a Feira de Artesanato e Gastronomia Arte na Gruta e pôde prestigiar o lançamento do livro “A Lenda Encantada do Rei do Mato” e apresentações musicais.

Gruta Rei do Mato

A Gruta Rei do Mato é uma das cavernas mais visitadas do Brasil. Com formações de estalagmite e estalactite raras em todo o mundo, está inserida na Rota das Grutas Peter Lund, programa turístico do Governo de Minas para criar um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital, formado também pelas grutas da Lapinha, em Lagoa Santa, e Maquiné, em Cordisburgo.

A gruta é equipada com iluminação artificial e estruturas de passarelas. Os visitantes também contam com receptivo turístico (banheiros, sala de exposição permanente e auditório) e estacionamento amplo, com capacidade para 200 veículos. O Monumento Estadual integra o Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc). A Unidade de Conservação é gerida com a parceria da Urbanes Parques. Saiba mais sobre o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato aqui.