Governo participa de fórum para debater melhorias na mobilidade urbana, transportes e trânsito no estado

Evento reuniu gestores públicos para troca de experiências e informações sobre o setor

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), participou da 71ª edição do Fórum Mineiro de secretários, secretárias e dirigentes de mobilidade urbana. O evento, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), com apoio do Governo do Estado, foi realizado nos dias 3 e 4/7, no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Realizado há 30 anos, o encontro busca promover a troca de informações e de experiências de sucesso entre gestores públicos, a fim de contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito no estado, como explica o diretor da Regional Minas Gerais da ANTP, Ricardo Mendanha Ladeira.

“O objetivo aqui não é tirar posições concretas. A principal função é integrar os diversos municípios que fazem a gestão da mobilidade, do trânsito e do transporte, aumentar a capacitação das pessoas, além de discutir ideias e propostas de como fazer”, explica.

Durante o evento, a Seinfra apresentou um balanço sobre a mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte e mediou debates com diversos temas, como a Governança Metropolitana, Protocolo de Intenções RMBH e as experiências municipais nos novos modelos de delegação.

“Esse diálogo é muito importante para que a gente consiga também apoiar os municípios em todo o estado, que tem o desafio da mobilidade urbana como uma prioridade. Aqui conseguimos criar perspectivavas, fazer novos planos e implementar parcerias”, enfatizou o secretário adjunto da Seinfra, Pedro Calixto.

Para o diretor de Concessões e Parcerias da Codemge, Diogo Prosdocimi, que conduziu uma apresentação com a análise integrada do transporte metropolitano, esse tipo de evento, apesar de voltado para gestores, pode impactar positivamente a vida da população.

“Esta é uma oportunidade grande de conhecermos vários dirigentes do estado e também de trocar ideias, chegar a novas conclusões, elaborar novas políticas e estabelecer relacionamentos que podem ajudar e facilitar a vida do cidadão mineiro”, concluiu.

A programação contou, ainda, com apresentações de outros temas relevantes, entre eles linhas de financiamento, projetos de lei em andamento e uma palestra sobre educação no trânsito ministrada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER).