Governo inaugura UAI em Extrema e alcança a marca de 50 unidades implantadas e mais de 6 milhões atendimentos/ano

Localizada no Sul de Minas, a unidade é a 50ª; são mais de 250 serviços ofertados em todas as UAIs, que realizam, em média, 23 mil atendimentos por dia

O Governo de Minas alcançou a marca de 50 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), distribuídas em todas as regiões de Minas Gerais. Nessa quarta-feira (3/7), foi inaugurada a UAI Extrema, no Sul do estado. Coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), as UAIs disponibilizam mais de 250 serviços públicos e realizam, juntas, mais de seis milhões de atendimentos por ano.

Seplag / Divulgação

As UAIs reúnem, em um mesmo local, serviços de diferentes órgãos municipais, estaduais e federais, como emissão de documentos, recuperação de acesso ao Gov.Br, atendimentos relacionados a trânsito, emprego e renda, entre outros. São, em média 23 mil atendimentos diários em todas as unidades.

“Chegar a 50 unidades com a inauguração da UAI Extrema é um marco muito importante para os mineiros, que têm, assim, acesso cada vez mais facilitado aos serviços públicos. Esse resultado mostra o esforço e a dedicação do Governo de Minas e da Seplag-MG, e também em parceria com os municípios, de levar os serviços essenciais para mais perto da população e mais cidadania para os moradores do estado. E o nosso compromisso é ampliar ainda mais esse trabalho”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves.

UAI Compartilha Extrema

A UAI Extrema foi inaugurada nesta quarta-feira (3/7), por meio de uma parceria entre a Seplag-MG e o município. Essa é a 18ª unidade do programa UAI Compartilha, que busca ampliar o número de UAIs nas regiões mineiras. A unidade de Extrema garante que mais de 331 mil pessoas tenham acesso a serviços públicos em uma central de atendimento.

Além de Extrema, a UAI irá atender outras sete cidades vizinhas: Itapeva, Camanducaia, Toledo, Munhoz, Senador Amaral, Cambuí e Córrego do Bom Jesus. A estimativa é que sejam realizados cerca de 67 mil atendimentos por ano.

“Essa parceria com o Governo do Estado é muito importante para nosso município. Esse é nosso dever, promover a cidadania para a população, não só de Extrema, mas de toda região”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal de Extrema, Sidney Soares Carvalho.

O morador do município, Helvécio de Fátima Borges, aprovou a nova unidade. “Essa UAI é um privilégio para a cidade. É um local que vai beneficiar a todos, facilitando a realização de serviços necessários em nossas vidas”, disse.

UAIs

Alguns dos serviços mais acessados nas UAIs são emissão de documentos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra, funcionalidades de trânsito relacionadas a habilitação e veículos, recuperação do acesso à conta Gov.br, entre outros.

As UAIs são geridas por três diferentes modelagens: 11 unidades por gestão direta do Estado, 21 por Parceria Público Privada (PPP) e 18 pelo modelo UAI Compartilha.

O atendimento é realizado apenas com agendamento prévio, feito gratuitamente nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG (www.mg.gov.br) e aplicativo MG App. Diversos serviços prestados nas unidades também estão disponíveis em formato digital nesses canais.