Governo do Estado e representantes do Carnaval de Minas realizam promoção da folia no Salão Nacional do Turismo

Líderes de ligas, blocos e escolas de samba acompanham a Secult-MG no evento, que começa nesta quinta-feira (8/8), no Rio de Janeiro, e também terá ações de difusão da Cozinha Mineira e apresentação de rotas turísticas

O Carnaval de Minas Gerais é sinônimo de emprego, renda e promoção do estado para o mundo e injetou, em 2024, R$ 4,7 bilhões na economia, gerou 100 mil postos de trabalho e foi responsável por um fluxo de 12 milhões de foliões.

Nos próximos dias, o Carnaval da Liberdade será destaque da participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), na oitava edição do Salão Nacional do Turismo, que começa nesta quinta-feira (8/8), no Rio de Janeiro.

Até domingo (11/8), a feira deve receber 120 mil visitantes, entre empresários, gestores públicos, instituições de ensino superior do turismo e da hotelaria e profissionais do setor.

Para reforçar o Carnaval como política pública do Governo do Estado, a folia mineira, uma das mais populares do país, terá protagonismo no espaço Brasil em Festa.

A ação, denominada “Caravana do Carnaval da Liberdade”, contará com a participação de representantes de blocos de rua, blocos caricatos e ligas de escolas de samba de todo o estado. Será um importante momento de aprendizagem, intercâmbio com outros estados e promoção da folia de Minas.

No sábado (10/8), às 15h30, Bloco da Esquina, expoente do Carnaval de Belo Horizonte, fará um cortejo no Salão Nacional do Turismo cheio de referências ao Clube da Esquina, transformando canções de Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes e outros nomes da cultura mineira em marchinhas carnavalescas.

O planejamento para o Carnaval da Liberdade 2025 já começou e o destaque que a festa terá no Salão Nacional do Turismo vai ao encontro das iniciativas do Governo de Minas, que dialoga permanentemente com agentes culturais e integrantes de blocos e escolas de samba.

Palco aberto no Palácio das Artes para ensaios de blocos, programas de capacitação em parceria com o Sebrae, participação na Expo Carnaval, em Salvador, e um edital de incentivo aos grupos na fase de pré-produção são algumas ações previstas para os próximos meses.

“O sucesso do Carnaval em Minas se deve a diversos fatores, entre os quais posso citar a segurança, a diversidade, a estrutura, o nosso modo de receber os turistas e a riqueza da nossa cultura e dos atrativos turísticos, além do apoio do Governo de Minas, que pensa o Carnaval como política de Estado que fomenta a economia da criatividade e gera desenvolvimento socioeconômico”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Secult / Divulgação

Apresentação de rotas turísticas

As rotas turísticas estruturadas pelo Governo de Minas serão destaque no Salão Nacional do Turismo.

A Secult-MG, em parceria com o Sebrae, vai apresentar ao mercado brasileiro quatro rotas já lançadas no âmbito do “Projeto Estratégico de Diversificação da Oferta Turística de Minas Gerais”: Rotas Cafés do Sul de Minas, Rota das Artes, Rota Café do Cerrado Mineiro e Rota de Cicloturismo Bahia-Minas.

Haverá degustação de produtos regionais como cafés, queijos, quitandas, cachaça, requeijão moreno e biscoitos regionais, além de experiências imersivas com bicicletas e óculos de realidade virtual, que levarão às belezas do Norte de Minas, e com o artista plástico Renan Florindo, em que os participantes assumem os pincéis e podem colorir peças das obras produzidas por ele.

“Nosso objetivo é fortalecer a imagem de Minas Gerais como destino turístico diversificado e de experiências únicas, fomentando o desenvolvimento econômico dos territórios e a geração de emprego e renda para a população”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Cozinha Mineira

Os sabores, saberes e aromas da Cozinha Mineira também marcarão presença no espaço de Minas Gerais no Salão Nacional do Turismo, em mais uma parceria da Secult-MG com o Sebrae.

Um trio de chefs mineiros será responsável por apresentar aos participantes a afetividade das nossas quitandas, a inovação da cozinha mineira e dinamismo das bebidas produzidas no estado, em mais uma ação que faz parte do programa “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, lançado em março.

As quitandas ficam sob comando da chef Carol Mesquita, especializada em confeitaria afetiva, com formação na Le Cordon Bleu (SP).

O chef Gabriel Trillo, conhecido por unir culinária e poesia, assume a preparação dos pratos salgados, reforçando as bases da Cozinha Mineira e o uso de ingredientes cultivados pelos pequenos produtores locais.

O mixologista Leo Gomes, sommelier de cachaça e embaixador do Coletivo de Cachaças Mineiras, ficará responsável pela apresentação de drinques autorais mineiros.