Governo de Minas vistoria obras adiantadas do Metrô da RMBH e reforça cronograma de inaugurações para 2026

Conclusão da ampliação da Linha 1 vai permitir a abertura de uma nova estação no ano que vem, enquanto a construção da Linha 2 avança nas estações Amazonas e Nova Suíça

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Com estruturas inteiramente reformadas e outras ganhando forma, uma das obras mais aguardadas da história de Minas Gerais tem avançado na capital mineira.

Para acompanhar de perto o andamento da modernização e ampliação do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o vice-governador Mateus Simões vistoriou, nesta quinta-feira (20/3), o avanço das obras de construção na futura estação Amazonas, que integra a nova Linha 2.

Desde a concessão realizada pelo Governo de Minas à Metrô BH, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em março de 2023, o sistema vem passando por uma série de melhorias, como a modernização das estações e a ampliação da capacidade operacional. Em dois anos, as obras avançaram e, em breve, o público poderá usufruir de novas estruturas a serem inauguradas.

Em visita à estação Amazonas, o vice-governador ressaltou que o cronograma das obras está adiantado. E que as intervenções podem ser acompanhadas pela população, como as que estão acontecendo em um canteiro aberto, na região da Gameleira, para criação da Linha 2.

“É uma alegria vistoriar esta obra depois de seis meses que eu e o governador Romeu Zema viemos no lançamento, vendo que ela já está com a parte de alvenaria da base toda pronta, dentro do cronograma, um pouquinho adiante do que a gente esperava. Estamos com nove das 19 estações da Linha 1 com obras iniciadas e demais com início programado para as próximas semanas. As obras estão acontecendo a pleno vapor aqui e no Nova Suíça. Vamos começar a estação Novo Eldorado na sequência, que é a integração da Linha 1”, explicou.
 

 

"A imagem desta obra é a tranquilidade para a população do Barreiro de que aquilo que foi prometido durante mais de 30 anos está se transformando em realidade efetiva que pode ser acompanhada por quem passa na rua. Não é mais uma questão de sonhar com o metrô. É resolver a vida de 300 mil pessoas que moram na região do Barreiro", disse Professor Mateus.

 
   
   


O avanço nas obras da Linha 2, que vai construir um novo traçado para interligar a Linha 1 à região do Barreiro, já é visualmente perceptível. Na estação Amazonas, a terraplanagem foi concluída, a fundação está finalizada e a instalação dos pré-moldados já começou.

Além disso, as obras de ampliação e revitalização da Linha 1 estão em fase de término, incluindo as intervenções realizadas em um novo trecho de 1,7 quilômetro de extensão, que vai ligar a estação Eldorado à futura estação Novo Eldorado.

A expectativa é que a nova estação entre em funcionamento em 2026, melhorando a conexão entre Contagem e Belo Horizonte. Com investimento de R$ 179 milhões, a estação Novo Eldorado, aguardada há anos pela população, aumentará em 35 mil o número de passageiros diários na Linha 1.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, reforçou o empenho da atual gestão para adiantar as obras.
 

 

"É uma satisfação ver essa obra, que há seis meses demos a ordem de início, se tornando realidade. Temos trabalhado arduamente para antecipar o cronograma, para que as mais de 200 mil pessoas que vão usar diariamente a Linha 2 possam usufruir deste benefício o mais rápido possível", destacou Pedro Bruno.

 
   
   


Avanços

A concessão do Metrô da RMBH, com investimento total de R$ 3,7 bilhões, viabilizado pelo Governo de Minas em parceria com o Governo Federal, somado aos recursos da iniciativa privada, tem possibilitado melhorias nos serviços prestados aos mais de 90 mil passageiros transportados todos os dias atualmente.

No segundo ano do contrato, entre os avanços, destacam-se a aquisição de 24 novos trens, com as primeiras unidades previstas para entrar em operação no primeiro semestre de 2026, oferecendo mais conforto e mais estabilidade nas viagens, além de economia no consumo de energia.

Também estão programadas a conclusão da reforma no Pátio São Gabriel, com ampliação da oficina de manutenção que atenderá as Linhas 1 e 2, e a recuperação da via permanente, da rede aérea e dos sistemas de energia, sinalização e telecomunicação.

Além disso, desde 2023, os usuários podem utilizar, gratuitamente, o sistema de internet wi-fi nos trens e estações, além de terem acesso ao sistema de bilhetagem digital. É possível acompanhar ainda a previsão de chegada dos trens nos 96 painéis de LED espalhados por todas as estações do sistema.

Linhas 1 e 2

A revitalização completa da Linha 1, incluindo as 19 estações ao longo do percurso de 28,1 quilômetros, tem previsão de conclusão para 2026.

Na primeira etapa, foram contempladas as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho. No segundo lote, ainda passarão por reformas as unidades Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.

A construção da Linha 2, iniciada com intervenções nas estações Amazonas e Nova Suíça, terá um traçado de 10,5 quilômetros e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A previsão é que a nova linha entre em operação comercial em 2028, encerrando uma espera de mais de 20 anos dos mineiros.

Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o Metrô da RMBH passe a transportar uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.

 

 



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