Governo de Minas vistoria avanços nas obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni

Unidade de saúde, que teve intervenções retomadas na atual gestão, vai beneficiar mais de 800 mil pessoas no Vale do Mucuri

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O Governo de Minas segue avançando com as obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. A unidade hospitalar vai contribuir para a saúde de mais de 835 mil pessoas que residem no município e em outras 70 cidades da região.

Interrompidas em 2016 e retomadas pela atual gestão, as intervenções já contam com investimentos que somam mais de R$ 35,2 milhões.

O governador Romeu Zema vistoriou, nesta quinta-feira (12/9), as obras do hospital. Durante a agenda, ele ressaltou a importância da nova unidade de saúde para a região.

“O Hospital Regional de Teófilo Otoni, será o primeiro dos cinco hospitais regionais a ser entregue. No ano que vem, vou retornar aqui para inaugurar esse hospital, lembrando que ele só foi possível graças aos investimentos e trabalho do Governo de Minas. O Instituto Mário Penna é quem vai fazer a gestão deste hospital, que será 100% SUS e o maior hospital público do interior”, explicou.

O total previsto para a conclusão do projeto é de R$ 108,9 milhões. O hospital será o segundo maior em número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) fora da macrorregião Centro de Saúde, ficando atrás apenas do Hospital das Clínicas de Uberlândia.

Com sua capacidade, o Hospital Regional de Teófilo Otoni permitirá, entre outras melhorias para a população, reduzir a fila de cirurgias e também que os pacientes não precisem mais ser transferidos para outras regiões. E este é justamente o objetivo do Governo de Minas: levar saúde para mais próximo da população.

“Este investimento vai garantir um atendimento digno aos moradores, com saúde cada vez mais perto de casa. Recentemente, estive em Itaobim, onde inauguramos um tomógrafo e conheci a Beth, que tem uma doença neurológica que, a cada três meses, tinha que vir até aqui em Teófilo Otoni fazer exame. Perdia um dia inteiro de trabalho e, agora, faz pertinho de casa, na cidade onde mora. E é essa melhoria que vai acontecer aqui em Teófilo Otoni. Quem precisava, às vezes, ir até Belo Horizonte para algum tratamento mais complexo, não vai precisar mais, porque vai ter tudo aqui na cidade em que mora”, acrescentou o governador.

Estrutura

A unidade contará com bloco de internação, apoio ao diagnóstico e terapia, obstétrico, UTI, pronto-socorro, farmácia e centro cirúrgico com 12 salas de cirurgia, sendo quatro para partos. Serão também 432 novos leitos, número que, agora, já inclui cinco que serão destinados ao atendimento neonatal, de acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

Destaque, ainda, para atendimentos em ortopedia e trauma, neurocirurgia, queimados, além de diversos equipamentos de apoio ao diagnóstico e terapia, como ecocardiograma, ultrassom, ressonância, tomografia, raio-X, mamografia e endoscopia.

O hospital também contribuirá para a ampliação da oferta de serviços para atenção às necessidades de cirurgias eletivas. Além disso, contará com 380 vagas para estacionamento e heliponto para facilitar o atendimento de urgências e emergências.

Obras

A construção do hospital regional está sob responsabilidade da empresa KTM - Administração e Engenharia LTDA. Os profissionais que trabalham na obra estão concentrados na execução dos pisos das escadas, instalação de tubulações de gases medicinais e GLP, instalações elétricas, revestimento de gesso, alvenaria nas modificações, entre outros serviços.

Algumas etapas já foram concluídas, como a instalação de louças, metais e acessórios, esquadrias de madeira e metal, parte do revestimento, pisos e pintura em geral. Vale destacar, também, que a edificação é voltada para sustentabilidade ambiental, dotada de reservatórios de reuso, área para coleta de resíduos, ambiente climatizado e com isolamento térmico.

Além da construção do hospital, obras de melhoramento e pavimentação do acesso à unidade, localizadas na rodovia BR-116, estão em fase de licitação. O projeto, que inclui a interseção de acesso ao hospital com extensão de 1 quilômetro, foi orçado em R$ 15,7 milhões, com previsão de início em dezembro de 2024.