Governo de Minas vai a El Salvador para intercâmbio de boas práticas da Segurança Pública
Missão durará três dias e se soma a uma série de investimentos que a atual administração tem direcionado às Forças de Segurança
O governador Romeu Zema inicia, nesta terça-feira (27/5), viagem por El Salvador, na América Central, com o objetivo de conhecer as estratégias de Segurança Pública implementadas neste país e avaliar as possibilidades de intercâmbio de conhecimento com Minas Gerais, considerado um dos estados mais seguros do Brasil.
De 2022 até agora, El Salvador deixou de ser um dos países mais perigosos do mundo, com uma taxa de até 150 homicídios para cada 100 mil habitantes, para se tornar um dos mais seguros, com índice estimado de um homicídio a cada 100 mil habitantes.
Por décadas, apontado como a “capital global dos homicídios”, o país viu o índice despencar e tem hoje o menor da América Latina, quase 20 vezes inferior ao do Brasil (estimado em 21,2 homicídios a cada 100 mil habitantes).
Desmantelar as “maras”, como as gangues locais são chamadas, foi considerado o maior feito do presidente Nayib Bukele.
"Ninguém aguenta mais a violência e a impunidade no Brasil. Estou indo a El Salvador para conhecer o que foi feito no maior caso de sucesso de controle da violência no mundo", pontuou Romeu Zema.
"Todo mundo sabe que o Brasil precisa de mudanças e elas precisam começar pela segurança pública, por isso esta missão é tão importante", ponderou o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rogério Greco, que acompanhará o governador nas agendas oficiais.
Programação
A missão do Governo de Minas em El Salvador durará três dias. Ao longo da programação, estão previstos encontros com empresários, comerciantes e moradores de algumas das comunidades que mais sofriam com as atuações das gangues, além de reuniões com membros dos poderes Legislativo e Executivo.
Minas Gerais
A viagem a El Salvador se soma a uma série de investimentos que a atual administração tem direcionado às Forças de Segurança, possibilitando reforço no quadro de pessoal, melhorias estruturais nas unidades, aquisições de armamentos e equipamentos, inauguração de novos postos policiais, além da criação de programas inovadores de atendimento à população e capacitações profissionais aos servidores.
Desde 2019, houve aumento de 60% nos investimentos para a área. Um incremento que permitiu Minas Gerais chegar ao posto de vice-líder no ranking de estados com maior sensação de segurança do Brasil em 2023, com 87% da população afirmando estar segura na região onde mora.
Entre alguns números da segurança pública que colocam Minas em destaque é possível citar a drástica redução no registro de criminalidade violenta, que passou de 95.529 em 2018 para 32.322 no ano passado, conforme o Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). No mesmo período, o registro de homicídios consumados em Minas Gerais caiu de 2.948 para 2.637.