Governo de Minas recebe comitiva da Província de Jiangsu, na China, em agenda de cooperação internacional

Visita integra o calendário de ações internacionais do Estado para fortalecer a parceria bilateral

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil (SCC), recebeu, nessa quarta-feira (2/4), uma comitiva oficial da Província de Jiangsu, na China. Os visitantes foram recepcionados pelo vice-governador Mateus Simões, em um jantar realizado na Cidade Administrativa.

A visita integra o calendário de ações internacionais do Estado para fortalecer a cooperação bilateral em áreas como educação, cultura, infraestrutura e desenvolvimento econômico. 

Segundo Simões, as relações entre Minas e a província de Jiangsu estão sendo estreitadas nos últimos anos, principalmente após as recentes missões internacionais para atração de investimentos realizadas na China — considerado um dos principais parceiros comerciais de Minas atualmente.

“Jingsu é uma província irmã de Minas Gerais. Temos tratados de cooperação assinados. Entre eles, uma importante empresa da província no Estado, a XCMG, localizada em Pouso Alegre, com mais de 1.000 funcionários em Minas. É uma das mais importantes produtoras de tratores no Brasil”, disse o vice-governador.

 

"Ter a presença do governo, de empresas, de universidades e hospitais que compõem essa comitiva chinesa é uma oportunidade de pesquisa e desenvolvimento de trabalho conjunto na direção de mais empregos e mais renda para os mineiros", afirmou Mateus Simões.

 
   
   


A delegação chinesa é composta por representantes do Departamento de Relações Exteriores da província, incluindo o vice-presidente executivo do Comitê Permanente do Congresso Popular Provincial de Jiangsu, Fan Jinlong; o secretário geral Chen Jiangang; o vice-presidente do Comitê Legislativo, Shi Goujun; o secretário Fang Zhuyan; além do vice-presidente da empresa XCMG, Shan Zenghai, entre outros participantes.

Por parte do Governo do Estado, participaram o secretário da Casa Civil, Luiz Otávio Gonçalves; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa; e o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Programação

Durante a visita, foi formalizado o convite para participação do Governo de Minas no 8º Fórum de Diálogo entre Civilizações da China e da América Latina e Caribe, a ser realizado em Nanquim, capital da província de Jiangsu, ainda neste ano.

Também foram discutidos os incentivos para a cooperação entre as respectivas cidades-irmãs de Minas Gerais e China: Belo Horizonte e Nanquim, Montes Claros e Taizhou, e Pouso Alegre e Xuzhou, com foco em projetos conjuntos nas áreas de formação técnica e desenvolvimento regional.

Parceria

A missão antecipa as celebrações dos 30 anos do acordo de irmandade entre o Estado de Minas Gerais e a província de Jiangsu, firmado em 1996. Em 2024, Brasil e China celebraram 50 anos de relações diplomáticas. Hoje, o país asiático é o maior parceiro comercial brasileiro, e também de Minas Gerais.

No ano passado, o estado exportou aproximadamente US$ 15,5 bilhões para a China, enquanto as importações alcançaram a marca de US$ 4,3 bilhões.

Dentre os produtos exportados de Minas Gerais para a China, destacam-se principalmente minerais; metais e derivados, além de produtos agrícolas e proteínas. Entre os produtos importados, os mais destacados são máquinas e aparelhos, material elétrico e suas partes, aparelhos de gravação e reprodução e produtos das indústrias químicas.



Últimas