Governo de Minas publica homologação do concurso que vai garantir mais médicos no SUS

Quase 500 profissionais de 46 especialidades vão reforçar a assistência na Rede Fhemig; todos os demais candidatos aprovados dentro do número de vagas serão contemplados nas próximas etapas

Seguindo o compromisso de aprimorar cada vez mais a qualidade na assistência à saúde dos mineiros, o Governo de Minas publicou, nesta quarta-feira (3/7), a primeira etapa da homologação do concurso da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Neste momento, serão contemplados todos os 491 candidatos aprovados dentre as mais de 500 vagas oferecidas aos profissionais médicos, em 46 especialidades, para atuarem nas unidades de Belo Horizonte e Região Metropolitana, Governador Valadares, Uberlândia e Ipatinga. As nomeações serão publicadas nos próximos 15 dias, em dois atos.

A homologação do edital nº 01/2023 se inicia pela carreira de médico, mas vale ressaltar que todos os candidatos aprovados dentro do número de vagas oferecidas - ao todo, 1.801 - serão nomeados gradativamente.

A decisão de homologar o concurso de forma parcial foi baseada, sobretudo, na necessidade de substituição gradual da força de trabalho nas unidades assistenciais, dado que o certame ofereceu um número expressivo de vagas. O fracionamento das homologações também permitirá dar maior atenção aos novos servidores - acolhendo, orientando e capacitando -, além de possibilitar a transferência de conhecimento dos profissionais mais experientes aos recém-chegados.

Outro fator a ser considerado é o limite operacional para a realização dos exames admissionais e demais etapas das nomeações, realizadas pela equipe de Gestão de Pessoas da Fundação.

A decisão se deu, ainda, “pela maior dificuldade, por parte da Fundação, no provimento desses profissionais por meio dos Processos Seletivos Simplificados, frente aos demais", conforme nota oficial.

“Hoje é um dia muito especial para a Rede Fhemig, pois iniciamos a homologação do nosso concurso. Nesta primeira etapa, iremos nomear e convocar todos os médicos aprovados dentro das mais de 500 vagas ofertadas. Também estamos empenhados, neste momento, para que as demais nomeações sejam efetivadas no menor tempo possível. Afinal, todos serão parte estratégica na nossa missão de fortalecer o SUS e oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e de excelência à população”, afirma a presidente da Fhemig, Renata Dias.

Próximas etapas

Após a publicação da homologação, os candidatos classificados (dentro do número de vagas ofertadas no edital) serão nomeados e irão seguir a ordem de classificação, no prazo de validade do concurso público: dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

A nomeação será publicada no Diário Oficial e no site da Fhemig. Também será encaminhado um e-mail para os candidatos informando sobre sua nomeação, no endereço informado durante o momento da inscrição.

No mesmo dia em que for publicada a nomeação, serão disponibilizadas orientações, como a convocação para perícia médica e para a posse na área do concurso, no site da Fhemig. As convocações para a perícia médica e posse serão publicadas contendo data, horário e local para comparecimento do candidato. É importante ficar atento às datas, horários e locais agendados, e quaisquer atualizações e novas informações sobre o concurso.

Posse

A posse acontecerá em duas etapas: (i) peticionamento das documentações via sistema e (ii) posse presencial. O encaminhamento inicial das documentações para a posse será feito por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), através do acesso como usuário externo. As orientações para cadastro no sistema também serão disponibilizadas na área do concurso, no site da Fhemig. Os candidatos deverão realizar o cadastro no sistema com a maior antecedência possível, tendo em vista que o envio das documentações, necessário para a posse, só poderá ser feito com um cadastro ativo no sistema.

É importante separar todos os documentos necessários antes de iniciar o peticionamento no sistema, para realização do envio das documentações corretas e organizadas, conforme as orientações a serem publicadas.

No momento da posse presencial, os novos servidores deverão levar a documentação original para conferência e terão a opção de selecionar sua unidade de exercício, conforme classificação e unidades disponíveis. Após a posse, os candidatos estarão aptos a iniciarem suas atividades nas unidades da rede.

Ordem das próximas etapas:

- Nomeação;
- Convocação para perícia médica e posse;
- Realização da perícia;
- Realização da posse (em duas etapas);
- Entrada em exercício.

Especialidades médicas

Foi homologado o resultado final para o ingresso de profissionais das seguintes especialidades médicas nas unidades da Fhemig: anestesiologia, cardiologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia de mão, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia pediátrica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, coloproctologia, dermatologia, endocrinologia e metabologia, gastrologia, genética médica, ginecologia/ obstetrícia, hematologia/ hemoterapia, infectologia, infectologia pediátrica, mastologia, medicina de emergência, medicina fetal, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, nefrologia, nefrologia pediátrica, neurocirurgia, neurologia, neurologia pediátrica, nutrologia, oftalmologia, oncologia clínica, ortopedia/ traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, pneumologia pediátrica, psiquiatria, psiquiatria da adolescência e infância, radiologia e diagnóstico por imagem, reumatologia, reumatologia pediátrica, toxicologia médica e urologia.

É importante que os candidatos interessados acompanhem frequentemente a área do concurso, no site da Fhemig, para verificar as novas atualizações relativas ao certame.

As dúvidas sobre o concurso público da Fhemig podem ser encaminhadas para o e-mail: concurso.2023@fhemig.mg.gov.br.