Governo de Minas participa de debate sobre a importância da internacionalização do ensino superior como propulsor do desenvolvimento
Em São Paulo, governador em exercício discursa em evento promovido pelo Instituto Trajetórias; a entidade firmou parceria com o Estado para disponibilizar bolsas de estudos para a formação de mestres em universidade internacionais
O governador de Minas Gerais em exercício, Mateus Simões, participou, na segunda-feira (20/10), do evento “Conexão Global – Transformando a Trajetória de Talentos Brasileiros”, em São Paulo. A iniciativa do Instituto Trajetórias debateu a importância da experiência internacional de estudo para o desenvolvimento de talentos mineiros.
O encontro reuniu autoridades governamentais de diversos estados brasileiros e de outros países, além de representantes da filantropia e de universidades nacionais e internacionais, com o objetivo de integrar parceiros e fortalecer nossos laços.
Ao lado dos governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do Espírito Santo, Renato Casagrande, e do prefeito do Recife, João Campos, Mateus Simões destacou a importância da qualificação profissional em Minas Gerais, tema que ganha materialidade em iniciativas pioneiras como o Trilhas de Futuro.
“Fazer parte da iniciativa Trajetórias é garantir que nossos servidores tenham acesso à formação científica internacional, de modo a complementar a atuação dos agentes públicos com a experiência acadêmica global. Essa troca nos antecipa em anos no desenvolvimento de soluções e, consequentemente, na economia de recursos públicos para o Estado”, disse.
Além disso, o Governo de Minas tem buscado parcerias para ampliar a internacionalização da formação superior no estado, como é o caso do protocolo de intenção assinado junto ao Instituto Trajetórias. O acordo, firmado em setembro e assinado simbolicamente, na segunda-feira (20/10), pelo governador em exercício, prevê a promoção de bolsas acadêmicas para a formação de mestres em universidade internacionais.
Conhecimento que ultrapassa fronteiras
Responsável pela Política de Desenvolvimento dos Servidores Públicos do Poder Executivo de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) coordenará a parceria na parte da formação dos servidores públicos estaduais e determinará como será a implementação dessa iniciativa em Minas Gerais. A parceria também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Sobre o Instituto Trajetórias
Entidade sem fins lucrativos, o Instituto Trajetórias visa ampliar o acesso de brasileiros a cursos de pós-graduação nas melhores universidades do mundo e, para isso, conta com o apoio das Fundação Lemann e Fundação Vélez Reyes +.
A entidade pretende enviar mais de 5 mil talentos brasileiros para formações de mestrado em universidades de excelência do exterior até 2035. Nesse programa – no qual Minas Gerais já é um dos parceiros – o Instituto fornece apoio em dois momentos: na preparação e no retorno ao Brasil.
Serão disponibilizados uma plataforma de apoio e mentorias para preparar os alunos, bem como redes locais para facilitar a reinserção no mercado de trabalho. Quanto à parte financeira, haverá uma parceria tríplice, com atuação governamental, de universidades internacionais e de instituições filantrópicas.
A previsão é de que o primeiro grupo de beneficiados seja selecionado em 2026, com editais previstos para o primeiro semestre do próximo ano, a partir de fevereiro.