Governo de Minas participa de ação para alertar sobre aquecimento global em jogo do Campeonato Brasileiro

Durante partida de futebol jogadores do Galo e do Bahia levaram bola de gelo ao campo

Em iniciativa pioneira no futebol brasileiro, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) se uniu, no domingo (2/6), ao Clube Atlético Mineiro por meio do Instituto Galo, ao Esporte Clube Bahia SAF e aos Ministérios Públicos de Minas Gerais (MPMG) e da Bahia (MPBA), em ação de alerta sobre o aquecimento global. A iniciativa incluiu ainda a doação de R$400 mil ao Rio Grande do Sul.

Com relação ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima quarta-feira (5/6), um atleta do Galo e um do Bahia entraram em campo, durante jogo do Campeonato Brasileiro, carregando uma bola de gelo (feita com água de reuso), simbolizando o globo terrestre, na campanha “Juntos pelo Planeta”. A bola foi deixada em um totem, ao lado do gramado, e o seu derretimento durante a partida representou os efeitos do aquecimento global.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, acompanhou a ação no estádio, e destacou que o momento foi muito importante para o engajamento dos torcedores na causa ambiental. “Nesta semana comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e essa ação permitiu que cada torcedor e cada cidadão pudesse se lembrar do que está ocorrendo com nosso planeta e os riscos que o aquecimento global representa”, alertou.

Mais recursos para o RS

Além do exemplo na prática, a iniciativa também repassou R$ 400 mil para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está direcionando recursos de medidas compensatórias ambientais de empresas privadas para o Instituto Galo, para aquisição de cobertores e casacos para doação.

Para o vice-governador Professor Mateus, presente ao evento, esse foi um momento de conscientização e de arrecadação para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. “Precisamos estar atentos, pois não basta apenas ajudar o Sul do país, temos que contribuir com nossas ações individuais, com ações no nosso dia a dia para frear o aquecimento global”, disse.

Clubes pelo meio ambiente

No site oficial, todos os envolvidos na campanha Juntos pelo Planeta convidam os demais clubes brasileiros a se engajarem na causa. Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), 93% dos municípios brasileiros foram atingidos por algum tipo de desastre natural entre 2013 e 2022.

A ação também trouxe um filme principal, transmitido nos telões da Arena MRV durante o jogo, com foco no derretimento da bola de gelo e o que pode ocorrer com o planeta sem ações efetivas contra as mudanças climáticas.