Governo de Minas participa da inauguração do novo Parque Natural de Sarzedo

Esta será a 73ª Unidade de Conservação de Proteção Integral do estado, contribuindo para a preservação do meio ambiente e turismo

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, participou, nesta segunda-feira (1/7), da inauguração do novo Parque Natural Municipal Cachoeira de Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O evento, que também contou com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, reuniu moradores e autoridades.

"Estou muito feliz por estar aqui comemorando esta etapa. Fico orgulhoso em saber que com a parceria do Governo de Minas, prefeitura de Sarzedo e Itaminas, conseguimos transformar o parque em realidade", afirmou Professor Mateus.

A secretária Marília Melo salientou a importância de acompanhar de perto toda proposta de conservação e ter uma boa relação com empresas privadas em prol da sociedade.

“Temos uma responsabilidade muito grande e, infelizmente, no passado, várias unidades de conservação foram criadas sem a responsabilidade com os donos das áreas e a população. A nossa missão, proposta pelo governador Romeu Zema e vice-governador Professor Mateus, é fazer como fizemos aqui: buscar parcerias com outras entidades privadas para que possamos ampliar as unidades de conservação e dar à sociedade qualidade ambiental, qualidade de vida e lazer”, relatou.

Sobre o parque

O Parque Natural Municipal Cachoeira de Sarzedo é fruto de parceria público-privada entre a prefeitura do município e a mineradora Itaminas. Esta será a 73ª Unidade de Conservação de Proteção Integral do estado.

O projeto paisagístico é assinado por Pedro Nehring, um dos idealizadores do Jardim Botânico Inhotim.

Ponto importante é que o projeto vai recuperar ainda o potencial ambiental e turístico das ruínas da antiga usina hidrelétrica e do maciço da Cachoeira de Santa Rosa de Lima, que já foi o principal ponto turístico da cidade.

O investimento total será de R$ 22 milhões, feito pela empresa. A manutenção do parque será assumida pela Itaminas por um ano, com custo mensal de R$ 300 mil para segurança patrimonial, manutenções de jardins, controles administrativos e desenvolvimento de projetos de educação ambiental.

“Essa parceria com o Governo de Minas é uma celebração vitoriosa que permitiu que a gente fizesse esses investimentos. O parque é um legado impressionante, pois traz um espaço de lazer muito bom para a população e aumenta o turismo, gerando renda e emprego para Sarzedo. Além disso, o parque vai servir para estudos ambientais e pesquisas, para que possamos conhecer ainda mais o ecossistema local”, disse o presidente da Itaminas, Cristiano Paz.

Segundo o prefeito de Sarzedo, Marcelo Pinheiro, o parque vai mudar a história do município e a população será a maior beneficiada com essa construção. “Esse parque é uma alma para a cidade. Um lugar para exercitar cultura e história. Sarzedo vai ser uma cidade sustentável onde vamos ser exemplo de meio ambiente e preservação”, pontuou.