Governo de Minas nomeia 250 médicos aprovados no concurso da Fhemig

Ao todo, quase 500 profissionais serão efetivados na assistência à saúde da população nas unidades da rede estadual; todas as demais categorias serão nomeadas gradativamente

Foi publicada nesta terça-feira (16/7), no Diário Oficial de Minas Gerais, a nomeação de 250 profissionais médicos aprovados no concurso da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) realizado em 2023.

A primeira etapa de nomeações contempla parte dos 491 profissionais - que concorreram em 46 especialidades médicas, e que irão atuar nas unidades em Belo Horizonte e região metropolitana, Governador Valadares, Uberlândia e Ipatinga.

O concurso da Fhemig ofereceu 1.801 vagas em diversas funções, nos níveis médio e superior. No dia 3/7, foi publicada a homologação de quase 500 médicos - já prevendo a nomeação em dois atos.

Todos os demais candidatos aprovados serão nomeados gradativamente, assegurando que haja uma substituição tranquila da força de trabalho e um ingresso qualificado na instituição (com a capacitação e orientações necessárias), levando-se em conta o número expressivo de vagas ofertadas.

A decisão de iniciar as nomeações pelos médicos considerou o limite operacional para a realização dos exames admissionais e demais etapas das nomeações, realizadas pela equipe de Gestão de Pessoas da fundação.

Outro fator foi a necessidade em manter as escalas completas nos plantões: “pela maior dificuldade, por parte da Fundação, no provimento desses profissionais por meio dos Processos Seletivos Simplificados, frente aos demais", conforme nota oficial.

A fundação não promovia concurso público havia mais dez anos e a força de trabalho egressa ampliará e qualificará a assistência estadual à saúde pública. As unidades da Rede Fhemig são referências em casos de média e alta complexidade, com atendimentos diversos: urgência, pediatria, oncologia, reabilitação, cuidados prolongados, infectologia, maternidades etc.

Próximas etapas

As nomeações serão publicadas no Diário Oficial e no site da Fhemig. Também será encaminhado um e-mail para os candidatos com informações sobre sua nomeação, no endereço cadastrado no momento da inscrição. Serão disponibilizadas orientações, como a convocação para perícia médica e para a posse na área do concurso, no site da Fhemig.

As convocações para a perícia médica e posse serão publicadas contendo data, horário e local para comparecimento do candidato. É importante ficar atento às datas, horários e locais agendados, e quaisquer atualizações e novas informações sobre o concurso.

Posse

A posse acontecerá em duas etapas: peticionamento das documentações via sistema e posse presencial. O encaminhamento inicial das documentações para a posse será feito por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), através do acesso como usuário externo. As orientações para cadastro no sistema também serão disponibilizadas na área do concurso, no site da Fhemig.

Os candidatos deverão realizar o cadastro no sistema com a maior antecedência possível, tendo em vista que o envio das documentações, necessário para a posse, só poderá ser feito com um cadastro ativo no sistema.

É importante separar todos os documentos necessários antes de iniciar o peticionamento no sistema, para realização do envio das documentações corretas e organizadas, conforme as orientações a serem publicadas.

No momento da posse presencial, os novos servidores deverão levar a documentação original para conferência e terão a opção de selecionar sua unidade de exercício, conforme classificação e unidades disponíveis. Após a posse, os candidatos estarão aptos a iniciarem suas atividades nas unidades da rede.

Ordem das próximas etapas:

- Convocação para perícia médica e posse;

- Realização da perícia;

- Realização da posse (em duas etapas);

- Entrada em exercício.

As dúvidas sobre o concurso público da Fhemig podem ser encaminhadas para o e-mail concurso.2023@fhemig.mg.gov.br.