Governo de Minas lança pós-graduação inédita de gestão do SUS para profissionais e gestores da saúde pública
Curso gratuito da Escola de Saúde Pública aborda temas como governança regional, gestão de emergências, regulação e financiamento no SUS; Inscrições abertas até 7/5
Em um estado de dimensões continentais e com realidades socioeconômicas tão diversas quanto as de Minas Gerais, os desafios da gestão em saúde pública são muitos. Enfrentá-los exige sensibilidade às realidades locais e aos diversos contextos em que as trabalhadoras e os trabalhadores que atuam na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) estão inseridos.
É com esse olhar que o Governo de Minas e a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) lançam um novo curso: a Especialização em Gestão do SUS, voltada para profissionais que atuam na administração do sistema público de saúde no estado.
A pós-graduação é destinada a dois perfis de público: pessoas gestoras e trabalhadoras que atuam diretamente na gestão do SUS – como secretários municipais de saúde, referências técnicas de programas e projetos, coordenações de todos os níveis de atenção e gerências de unidades – e profissionais ou representantes vinculados ao poder legislativo mineiro – como vereadoras, vereadores e assessorias parlamentares que atuam em comissões de saúde.
Todas as pessoas candidatas devem ter curso superior completo e atuar no SUS em Minas Gerais. As inscrições para a primeira turma estão abertas até o dia 7/5 e as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital de seleção, neste link.
Construção e escuta
A especialização foi pensada a partir das vivências de trabalhadores e gestores do SUS que participaram de outras formações e projetos da ESP-MG nos últimos anos, que demandavam um curso focado nas particularidades e desafios da gestão em saúde.
Para atender, a equipe da ESP-MG realizou um mapeamento das formações ofertadas em nível nacional e estadual e optou por oferecer uma pós-graduação baseada na educação permanente em saúde e na defesa do SUS, pilares da atuação da ESP-MG.
O diferencial da formação está no compromisso com os saberes que vêm da experiência cotidiana. “Nosso curso aposta na construção coletiva do conhecimento, valorizando as vivências de quem atua na gestão do SUS. Não há receita pronta para a boa gestão, mas há caminhos possíveis e é com esse espírito que estruturamos a especialização”, explica um dos coordenadores do curso, o professor e pesquisador, Rodrigo Machado.
Modalidade
Para atender quem se interessa pelo curso, mas vive e trabalha em municípios do interior de Minas, a especialização foi pensada com uma dinâmica que facilita a participação: os encontros presenciais acontecerão apenas três dias por mês, na sede da ESP-MG (Avenida Augusto de Lima, 2.061, Barro Preto - Belo Horizonte). As aulas começarão em agosto de 2025.
São quatro módulos com disciplinas que abordam as bases teóricas e históricas da organização do sistema público de saúde no Brasil; conhecimentos e práticas relacionados às funções gestoras da política de saúde; as experiências contemporâneas, a produção de conhecimento e a inovação para a gestão do SUS.
“A ideia desse curso é justamente apoiar quem vive, todos os dias, os desafios da gestão do SUS. A gente quer oferecer uma formação que ajude a ampliar a capacidade de análise e intervenção dos alunos sobre o seu cotidiano de atuação na gestão do sistema. Nosso objetivo é que eles saiam mais preparados para transformar a gestão do SUS e contribuir, de verdade, para garantir o direito à saúde”, destaca a professora e pesquisadora, Lenira Maia, que também coordena o curso.