Governo de Minas lança plataforma SESResolve para modernizar a gestão orçamentária e financeira no estado
Nova ferramenta digital vai otimizar os processos dos municípios e consórcios de saúde para adesão às políticas públicas, repasses financeiros e prestações de contas
A partir deste mês, os municípios mineiros terão acesso mais ágil aos recursos estaduais destinados à saúde. A mudança será viabilizada pelo SESResolve, novo sistema desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Prodemge, para modernizar a gestão das políticas públicas em saúde. A plataforma foi lançada nessa quarta-feira (30/7), na Cidade Administrativa.
O SESResolve substituirá o antigo Sigres e integra o Projeto Estratégico de Inteligência do Gasto, vinculado ao objetivo estratégico da SES-MG. A nova ferramenta representa um avanço na gestão orçamentária e financeira, com mais transparência e controle sobre as resoluções de financiamento.
A secretária adjunta de Saúde, Poliana Lopes, destacou que o sistema vai simplificar os repasses e ampliar a autonomia municipal.
“O SESResolve representa um grande passo para garantir maior flexibilidade na aplicação dos recursos. Os municípios terão mais autonomia para decidir, com base em suas prioridades, onde investir. A prestação de contas será mais simples e eficiente”, afirmou.
“Nossa expectativa é muito positiva. Com essa ferramenta, os municípios poderão atender à população com mais agilidade e alinhamento às demandas locais. É uma conquista que merece ser celebrada.”
Para o vice-presidente do Cosems-MG, Ricardo Cacau Melo, é essencial que os gestores contem com uma ferramenta prática, que assegure transparência e o cumprimento das metas.
“Mais uma vez, vemos a SES-MG reforçando o compromisso com a valorização das equipes e a otimização do trabalho. Acredito que os municípios vão vivenciar uma transformação com essa nova forma de gestão, baseada no respeito e na clareza. Agradecemos pelo desenvolvimento dessa tecnologia, que vai facilitar a rotina dos gestores, especialmente nos municípios de menor porte”.
O sistema foi desenvolvido com o envolvimento direto de cerca de 50 servidores da SES-MG e da Prodemge. Foram mais de 126 horas de reuniões entre novembro de 2024 e maio de 2025. O módulo I entra em operação com a publicação do decreto, nesta sexta-feira (1/8), e o módulo II será lançado até o fim de 2025.
Digital e integrada
A plataforma oferece gestão integrada e digital de sistemas, perfis de usuários, resoluções e termos relacionados às políticas de saúde. Permite consulta direta ao Cadastro Geral de Convenentes (Cagec), base usada para identificar municípios e entidades que executam ações com apoio estadual.
A interface foi pensada para melhorar a experiência do usuário, facilitando o uso por servidores da SES-MG, prefeituras, consórcios e entidades que recebem recursos.
“A plataforma vai facilitar a rotina das equipes, reduzir retrabalho e tornar os processos mais seguros. Também dará mais agilidade aos repasses, com possibilidade de inclusão de novas funcionalidades ao longo do tempo”, afirmou Allan Coimbra, superintendente da Prodemge.
Segundo Felipe Galgani, assessor da Superintendência de Planejamento e Finanças da SES-MG, o sistema vai ampliar o acesso às resoluções e facilitar a execução dos recursos.
“Com a integração com sistemas como Cagec, CNES e GovBR, os municípios poderão assinar resoluções diretamente pelo computador ou celular, agilizando o uso dos recursos e garantindo mais saúde à população”, concluiu.