Governo de Minas inaugura Unidade de Atendimento Integrado em Porteirinha, no Norte de Minas

Com 49 UAI Compartilha no estado, Seplag-MG amplia acesso da população a serviços públicos em um único local

O Governo de Minas inaugurou, na sexta-feira (28/6), no município de Porteirinha, no Norte de Minas, a 17ª Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do programa UAI Compartilha. A parceria da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) com a prefeitura do município garante que mais de 331 mil pessoas tenham acesso a serviços públicos em um único local.

Além de Porteirinha, a UAI irá beneficiar outros 14 municípios e distritos vizinhos: Serranópolis de Minas, Mato Verde, Monte Azul, Mamonas, Espinosa, Montezuma, Santo Antônio do Retiro, Rio Pardo de Minas, Verdelândia, Jaíba, Manga, São João do Paraíso, Catuti e Nova Porteirinha.

A unidade irá realizar serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e de atestado de antecedentes criminais, serviços do Sine e da Junta Militar, entre outros, com o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos.

Cidadania

“Essa é a nossa unidade mais ao Norte do estado. É com muita satisfação que o Governo de Minas leva o serviço público para mais próximo ao cidadão, permitindo que ele, de fato, tenha acesso à cidadania”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves.

O prefeito de Porteirinha, Juraci Freire Martins, comemorou o resultado da parceria entre Estado e município para benefício da população. “Só temos a agradecer ao Governo de Minas. Essa é uma entrega que vai beneficiar muita gente, não só de Porteirinha, mas de muitos distritos da região”, disse.

A moradora Francisca de Jesus também celebrou. “Essa UAI é uma benção. Tínhamos que sair daqui, para ir até Montes Claros ou outros lugares para realizar esses serviços. Agradeço muito a Deus por esse espaço em nossa cidade”.

Expansão

Com a inauguração da unidade, Minas Gerais passa a contar com 49 UAIs. Ao todo, seis estão localizadas nas regiões Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha. São elas: UAIs Araçuaí, Diamantina, Engenheiro Navarro, Felício dos Santos, Montes Claros e Porteirinha.

A Seplag-MG possui convênios com outros 19 municípios para a implantação de unidades, além de 41 peticionamentos ativos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.