Governo de Minas inaugura ponte em rodovia que liga Lagoa da Prata a Moema

Nova estrutura foi construída sobre o Rio Jacaré, na MG-170, importante via para o escoamento de produtos agrícolas e que atende cerca de 140 mil pessoas na região Central de Minas

Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador em exercício de Minas Gerais, Professor Mateus, participou, nesta quinta-feira (16/5), da inauguração da nova ponte sobre o Rio Jacaré, no km 24 da rodovia MG-170, no trecho que liga Lagoa da Prata a Moema, na região Central de Minas.

As obras de construção da nova estrutura foram concluídas nesta semana pelo Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), e atende uma demanda de cerca de 140 mil habitantes, que vivem ou circulam no entorno da obra, além de milhares de usuários que transitam pela estrada.

Foram investidos R$ 3,2 milhões na ponte, com dimensões de 49,6 metros de comprimento por 12,1 metros de largura e via lateral para pedestre, substituindo a antiga passagem que havia sido interditada por problemas estruturais.

Professor Mateus reconheceu a dificuldade enfrentada pelos motoristas no período em que a ponte esteve inoperante, destacando que a intervenção faz parte de uma série de melhorias implantadas pelo Executivo mineiro na região.

“Estou feliz de saber que hoje a gente está aqui comemorando, não só a inauguração da ponte, que deve estar liberada ainda essa semana para trânsito completo, mas também anunciando que nós teremos uma manutenção das rodovias da região, em especial com a MG-170, muito diferente da que a gente via vendo acontecendo o passado” observou o governador em exercício de Minas.

O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, contou que a insatisfação dos mineiros com as condições das estradas estaduais vem diminuindo no último ano. Para ele está sensação se deve ao investimento em infraestrutura viária que vem sendo realizada pelo  estado.

"A Ouvidoria Geral do Estado (OGE-MG) nos enviou ontem um relatório que mostra que as reclamações das condições da estradas caíram 50% nos últimos 12 meses. Este resultado é fruto do trabalho do governo estadual em priorizar investimentos nas rodovias e também do trabalho técnico competente da equipe do DER", disse.

Com o serviço de transporte escolar, Reginaldo passa pelo trecho quatro vezes por dia (Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)

Encurtando distâncias

A conclusão das obras libera o tráfego e põe fim a um transtorno que obrigava os motoristas a utilizarem desvio, passando por dentro de uma usina sucroalcooleira na região, o que aumentava o trajeto em cerca de 9 quilômetros. A obra teve início em maio de 2023.

A mudança proporcionará mais eficiência e segurança para o trabalho do motorista de transporte escolar, Reginaldo Correa. melhorando o trajeto para os alunos.

“Sem a ponte, era complicado porque as carretas e veículos mais pesados tinham dificuldade para passar pelo desvio quando chovia, o que gerava trânsito no local. Já no período de seca, a gente enfrentava muita poeira, que faz mal para a saúde das crianças” contou Reginaldo, que passa pelo trecho quatro vezes por dia.

Desenvolvimento para a região

A nova ponte está localizada na rodovia MG-170, importante corredor viário por onde transita um grande volume de produtos do agronegócio, com destaque para o milho e soja.

A região também abriga empresas do setor sucroalcooleiro e de laticínios que abastecem o mercado regional e nacional. O trecho faz a conexão BR-262 - BR-354 e MG-050, encurtando caminhos e facilitando a mobilidade, servindo como rota alternativa.

Histórico

A ponte foi interditada no final de dezembro de 2021, diante do diagnóstico de uma falha estrutural. A medida foi tomada em caráter de segurança, uma vez que a estrutura recebia um tráfego diário de aproximadamente 800 veículos leves e pesados.

O projeto de engenharia foi realizado em 2022, e concluído em fevereiro de 2023, para que os serviços começassem a ser executados três meses depois.

Vistoria

Ainda na região, o governador em exercício vistoriou obras de recuperação em trecho de rodovia entre as cidades de Bom Despacho e Martinho Campos. Ele foi acompanhado por parlamentares e autoridades locais.