Governo de Minas entrega títulos de regularização fundiária urbana para mais de 200 famílias no Triângulo Mineiro
Ação da Cohab garante segurança jurídica da casa própria para moradores de Uberaba que esperavam há cerca de 20 anos para ter reconhecidos os direitos à propriedade
O governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, realizou, nesta sexta-feira (24/10), a entrega de títulos de regularização fundiária urbana para 204 famílias de Uberaba, no Triângulo Mineiro, encerrando uma espera média de duas décadas pelo reconhecimento legal das propriedades.
“Ter o documento da casa própria muda muito a vida das pessoas. Cada vez que entregamos títulos de regularização fundiária, a gente tem a alegria de saber que nós estamos entregando dignidade para essas pessoas”, destacou Mateus Simões.
A ação, viabilizada pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), garante segurança jurídica, dignidade e estabilidade para cerca de 500 moradores da região, que agora passam a ter a escritura definitiva de suas casas.
Em Uberaba, foram beneficiadas famílias dos conjuntos habitacionais Margarida Rosa (78 títulos), Alfredo Freire (21) e Cássio Resende (5). Durante o evento, também foram realizadas entregas para os municípios de Tapira (50 títulos) e Pratinha (50), totalizando 204 escrituras concedidas.
A entrega dos títulos faz parte da política de regularização fundiária urbana coordenada pelo Governo de Minas, que tem como objetivo assegurar o direito à casa própria e fortalecer o desenvolvimento urbano em todas as regiões do estado.
Novas entregas
Até dezembro de 2025, a previsão é de que sejam entregues 505 títulos de regularização de imóveis em Uberaba e região, garantindo que centenas de famílias finalmente tenham seus direitos de propriedade reconhecidos oficialmente.
“Nós já viabilizamos mais de 80 mil títulos de propriedade em Minas Gerais através do esforço do governo Zema, nas zonas rural e na urbana, em imóveis da Cohab e em imóveis públicos que foram ocupados ao longo dos anos pelas famílias. Quero aproveitar para anunciar que a Cohab vai organizar um segundo mutirão aqui em Uberaba, porque a gente sabe que há mais de 700 famílias que ainda não foram contempladas com os mutirões já realizados”, disse Simões.
As atividades de regularização fundiária urbana em Minas Gerais são executadas por meio do Minas Reurb, ação coordenada pela Sede-MG e realizada em parceria com a Cohab Minas, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) e as prefeituras.
Desde 2019, mais de 242 mil pessoas foram beneficiadas com mais de 80 mil escrituras viabilizadas e emitidas. Desse total, 19 mil títulos já foram efetivamente entregues em 299 municípios.
Nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o Minas Reurb já beneficiou mais de 23 mil mineiros, com mais de 3 mil documentos emitidos em 24 municípios.
Agendas no Triângulo
Ainda em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o governador em exercício, Mateus Simões, se reuniu, no início da tarde de sexta, na sede do Executivo Municipal, com prefeitos e lideranças políticas de municípios vizinhos.
O encontro foi uma oportunidade de ouvir as demandas das regiões, em busca de melhorias para as prefeituras e, principalmente, para os mineiros.