Governo de Minas entrega novas obras pelos projetos Mãos Dadas e Mãos à Obra na Escola

Investimentos pelo Mãos Dadas em São João Evangelista somam R$ 2 milhões; após quase 60 anos, escola de zona rural de Teófilo Otoni recebeu uma quadra, por meio do Mãos à Obra

SEE-MG / Divulgação

O distrito de Nelson de Sena, na cidade de São João Evangelista, na região do Vale do Rio Doce, acaba de inaugurar o prédio da primeira escola municipal da comunidade.

A conquista foi viabilizada por meio da parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), e a gestão municipal, com o projeto do Mãos Dadas, que prevê a colaboração entre o Estado e os municípios nos investimentos de infraestrutura e apoio pedagógico às escolas.

Inaugurada na última sexta-feira (7/6), a Escola Municipal Professora Albinha Mercês Carvalho Pereira, passa a atender 200 estudantes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental das comunidades e regiões rurais do distrito.

“Agradecemos por acreditarem no Mãos Dadas, um projeto robusto, com quase R$ 2 milhões de investimento do Governo do Estado em São João Evangelista e que muito vai contribuir para a educação na cidade, independente de qual rede os estudantes estejam. Investimos na infraestrutura, no transporte, no mobiliário, porque cada escola que é inaugurada é certeza de um futuro melhor para nossas crianças”, afirmou a subsecretária de Articulação Educacional da SEE/MG, Cláudia Lara, durante o evento de inauguração.

Além da equipe da SEE/MG, estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares, autoridades locais, moradores da comunidade, entre estudantes, pais e responsáveis e os familiares da educadora Albinha Mercês Carvalho Pereira, homenageada com o nome da escola.

“Hoje para mim fica bem mais fácil o meu filho estudar na aqui Albinha. A outra escola era mais longe, a estrutura pequena, além de ser multisseriado. Aqui as séries estão separadas, o que fica melhor para os nossos filhos e para nós, pais”, diz a, mãe de estudante do 1º ano da escola inaugurada, Vanessa Aparecida dos Santos.

O projeto Mãos Dadas destina investimentos robustos em infraestrutura e apoio pedagógico aos municípios desde 2021. O objetivo é oferecer condições adequadas para que o Executivo municipal possa atender demandas de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Mais de R$ 1,2 bilhão já foram destinados aos municípios mineiros para investimentos diversos.

SEE-MG / Divulgação

Mãos à Obra na Escola em Teófilo Otoni

A Escola Estadual da Cabeceira de São Pedro, na zona rural de Teófilo Otoni, ganhou a primeira quadra poliesportiva após quase 60 anos de história.

O investimento de mais de 700 mil do Governo de Minas, por meio da SEE/MG, sinaliza mais resultados do Mãos à Obra na Escola, o maior programa de investimento de uma gestão do Estado na infraestrutura, seja por reforma, ou construção de novas instalações, das escolas da rede.

“Agradecemos a atenção e visibilidade que a gestão tem dado para a escola. Esse é um marco para a comunidade. Estamos tendo a oportunidade de ser ouvidos e concretizar o anseio da comunidade. Temos hoje pais de estudantes que são ex-alunos e que realizam o sonho de ver essa quadra pronta para os filhos”, ressaltou o diretor Lázaro Rodrigues durante o evento de inauguração da quadra no sábado (8/6).

“Essa estrutura não é só para o esporte, mas também para a cultura, lazer e para que vocês possam desenvolver cada parte do currículo. E também para que a comunidade possa utilizar esse espaço digno como de vocês”, afirmou a Subsecretária de Articulação Educacional da SEE/MG, Cláudia Lara, para a comunidade durante a cerimônia de abertura.

Os estudantes estão animados com a entrega do espaço. “A quadra sempre foi simples, de cimento batido. Hoje em dia ficou bem melhor. Está boa para fazer educação física, treinar para o interclasse”, destaca Raí Gomes, estudante do 2º ano da instituição.

Escola do Futuro Sebrae Minas

Ainda durante a agenda no Vale do Mucuri, a equipe da SEE/MG participou do Seminário de Educação Empreendedora Escola do Futuro, promovido pelo Sebrae Minas.

O evento em 8/6 contou com a presença de 3 mil profissionais da educação, sendo metade do público da rede estadual de Teófilo Otoni e região. A programação marca a implementação do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) na região e apresenta o empreendedorismo como importante metodologia curricular.

“Participei da edição do ano passado, que abriu espaço para que a escola trabalhe mais a fundo o empreendedorismo. Na nossa escola fizemos uma feira de empreendedorismo, com ativa participação dos estudantes com os comerciantes da cidade. Para esse ano vamos realizar novamente com a aplicação das estratégias e informações passadas aqui no evento”, afirmou a vice-diretora da Escola Estadual Doutor Waldemar Neves da Rocha, em Teófilo Otoni, Fabiana Almeida Hollerbach.

Anúncio da sede da SRE Teófilo Otoni

Durante o evento, a subsecretária Cláudia Lara anunciou a nova sede da Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni. Serão investidos cerca de R$ 15 milhões para melhor atendimento às escolas e comunidades da região.