Governo de Minas disponibiliza mais de 8 mil vagas em cursos técnicos de nível médio para o segundo semestre

Educação Profissional oferecida em escolas estaduais impulsiona a qualificação e a empregabilidade em Minas Gerais. Interessados já podem participar do processo seletivo

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem investido, desde 2019, na ampliação da oferta de Educação Profissional, tendo como referência as metas do Plano Estadual de Educação para o decênio 2018/2027, instituído  pela Lei 23.197/2018, sobretudo a Meta 11, que prevê a triplicação do número de matrículas em educação profissional até 2027.

Atualmente, as escolas estaduais oferecem mais de 50 opções de cursos técnicos de nível médio, tanto para estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual quanto para aqueles que já concluíram o ensino médio e buscam qualificação profissional. Além dos cursos concomitantes/subsequentes ao ensino médio, a SEE/MG também oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio por meio do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional (EMTI Profissional), totalizando mais de 70 mil matrículas em educação profissional.

"Neste semestre, foram disponibilizadas 8 mil vagas, algumas ainda em aberto. A educação profissional e tecnológica é essencial na educação básica, garantindo que ao término do curso, o estudante possa ingressar em carreiras importantes para o setor produtivo", afirma a coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Andréa Botelho.

O processo de seleção ocorre diretamente nas escolas, seguindo as diretrizes da SEE/MG. Em casos de maior procura que o número de vagas disponíveis, é realizado um sorteio público para o preenchimento das vagas. Os cursos são oferecidos exclusivamente de forma presencial nas escolas estaduais, predominantemente no período noturno, com carga horária variando entre 800 e 1.200 horas e duração média de um ano e meio.

Para consultar as escolas que oferecem educação profissional, acesse este link, na aba "Cursos Técnicos concomitantes/subsequentes" e clique em "ofertas de escolas/cursos". Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail educacaoprofissional@educacao.mg.gov.br.

Expansão da oferta

Para assegurar a expansão dessa modalidade de educação básica, a SEE disponibiliza semestralmente vagas para cursos técnicos de nível médio concomitantes/subsequentes. Estudantes matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio da rede pública estadual, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ensino médio na modalidade EJA no Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec), e jovens e adultos que já concluíram o ensino médio em qualquer rede de ensino, podem se inscrever nos cursos iniciados neste segundo semestre.

Os cursos de Educação Profissional oferecidos pela SEE/MG proporcionam formação técnica abrangente, preparando os estudantes para atender às demandas específicas do mercado de trabalho e da sociedade do século XXI, capacitando-os para enfrentar os desafios de maneira colaborativa e sustentável. O objetivo é também garantir a empregabilidade dos estudantes, equipando-os com habilidades necessárias para se destacarem em suas áreas de atuação e impulsionar setores produtivos estratégicos do estado e do país.

Evolução de 2019 a 2024

A ampliação da oferta de Educação Profissional nas escolas da rede estadual de ensino reflete um crescimento significativo de 430% em matrículas, passando de 13 mil em 2019 para mais de 70 mil em 2024. Houve um aumento expressivo no número de municípios beneficiados, de 119 para 543, e no número de escolas, de 150 para 1.0160 unidades de ensino.

Atualmente, os cursos mais procurados incluem Informática, Administração, Logística, Agronegócio, Segurança do Trabalho, e Enfermagem, evidenciando alta demanda e relevância econômica.