Governo de Minas discute perspectivas e conhece detalhes para as obras dos aeroportos de Montes Claros, Uberlândia e Uberaba
Em reunião em São Paulo, governador ouviu sobre o andamento de concessão à Aena e reforçou engajamento para melhorias nesses terminais
O governador Romeu Zema se reuniu com membros da diretoria da Aena, maior gestora de aeroportos do mundo em número de passageiros, nesta segunda-feira (7/4). Ele esteve acompanhado pela secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Mila Corrêa da Costa, e pelo diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
Em 2022, a Aena venceu o processo de concessão e, há pouco mais de dois anos, assumiu a gestão dos aeroportos de Montes Claros (Mário Ribeiro), Uberaba (Mário de Almeida Franco) e Uberlândia (Tenente Coronel Aviador César Bombonato), com o compromisso de realizar significativos investimentos em infraestrutura, modernização e ampliação da capacidade operacional.
Até o ano que vem, a empresa prevê investir mais de R$ 600 milhões nesses três aeroportos, com foco na reestruturação dos terminais de passageiros, ampliação de pistas e pátios de aeronaves, além da implantação de melhorias em segurança operacional, conforto e eficiência dos serviços.
“Essas obras serão concluídas ainda em 2026. Teremos três aeroportos com novos equipamentos, mais conforto e segurança. Fica o meu reconhecimento ao trabalho da empresa. No que depender do Governo do Estado, estaremos agilizando ao máximo para que as obras não sofram nenhum tipo de atraso", reforçou o governador Romeu Zema.
A empresa também é gestora do Aeroporto de Congonhas, onde ocorreu o encontro desta segunda-feira. O governador pôde verificar as melhorias que estão sendo realizadas neste que é um dos principais aeroportos do país, incluindo modernização da área de trânsito dos passageiros e do terminal, o que comprova a expertise da Aena para atuar em Minas Gerais.
Participaram da reunião o diretor-presidente da Aena, Fernando Santiago Ys, o diretor-executivo Kleber Meira e o diretor de obras Marcel Moreno. Eles apresentaram o plano de investimento nos aeroportos mineiros. As principais obras devem ter início nas próximas semanas. No caso de Uberlândia, por exemplo, será criado um novo acesso ao terminal. Em Uberaba, a área de passageiros mais que dobrará de tamanho, enquanto o de Montes Claros deverá triplicar e contará com um novo pátio.
Parceiros

Com sede na Espanha, a Aena administra mais de 40 aeroportos espanhóis, incluindo os de Madri (Barajas) e Barcelona (El Prat), além de atuar internacionalmente em países como México, Colômbia, Reino Unido e Brasil. No Brasil, a Aena iniciou suas operações em 2019, ao vencer o leilão da 5ª rodada de concessões da ANAC, assumindo a gestão de seis aeroportos localizados na região Nordeste: Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).
Em 2022, ampliou sua presença no país ao vencer a 7ª rodada de concessões, passando a administrar mais 11 aeroportos distribuídos entre os estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará.
A Sede-MG e a Invest Minas têm atuado como articuladores institucionais para viabilizar os investimentos da Aena em Minas Gerais.
A agência de atração de investimentos tem apoiado a empresa junto às prefeituras de Montes Claros, Uberaba e Uberlândia, além de atuar na interlocução com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG).
Encontro com ex-presidente
Antes de se reunir com os diretores da Aena Brasil, o governador Romeu Zema se encontrou, também em São Paulo, com o ex-presidente da República Michel Temer. Eles conversaram sobre ideias e ações que possam ser implementadas em Minas Gerais.
Temer assumiu a presidência da República em 2016, ocasião em que adotou necessárias medidas de austeridade e proteção aos cofres públicos. Em 2023, ele foi homenageado pelo Governo de Minas com Grande Colar da Medalha da Inconfidência.