Governo de Minas cria Boletim Escolar Digital e moderniza acompanhamento das notas na rede estadual

Cerca de 300 mil alunos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e responsáveis vão acessar frequência e notas pelo celular; expectativa é a de que, no ano que vem, todas as escolas tenham acesso

O Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), lançou, nesta terça-feira (13/8), em Belo Horizonte, o Boletim Escolar Digital para a rede estadual de ensino.

Inicialmente, cerca de 500 escolas em 39 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) terão acesso à funcionalidade, disponível no aplicativo MG App ou no portal cidadao.mg.gov.br.

O sistema permitirá que estudantes e responsáveis consultem notas e frequências bimestrais de forma ágil e prática.

“Hoje, nós estamos dando um passo muito importante na educação. Com o Boletim Escolar Digital, os pais terão acesso às notas dos filhos, que serão atualizadas bimestralmente e poderão acompanhar o desempenho dos estudantes”, disse o governador.

"O recurso cria mais proximidade, um acompanhamento melhor, e tudo isso será disponibilizado em uma plataforma que milhões de mineiros já usam, que é o MG App", ressaltou Romeu Zema.

O secretário Igor de Alvarenga reforçou que o Boletim Escolar Digital vai trazer mais comodidade aos pais e responsáveis pelos estudantes da rede pública estadual.

“O responsável pelo aluno vai poder acompanhar a rotina, a frequência, as notas. Tudo isso é fundamental para que consigamos nos envolver ainda mais e melhorar a qualidade do ensino. Vale destacar que não tem como fazer educação sem parceria com a comunidade escolar e os pais. Esse lançamento é fruto desse diálogo”, disse.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves, também presente no lançamento, reiterou o compromisso do Governo de Minas em melhorar e facilitar a vida do cidadão por meio de acessos fáceis aos serviços que o Estado oferece.

“É muito importante trabalhar cada vez mais na ampliação de serviços públicos ao alcance da mão do cidadão. Esse é nosso foco: que consigamos, via MG App e Portal Cidadão, fazer com que todo mundo se aproxime dos serviços. O Boletim Escolar Digital vai nessa linha. Os pais estarão juntos e atentos ao desenvolvimento dos filhos na escola”, enfatizou.

O acompanhamento escolar ficará disponível para instituições pertencentes às Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, contemplando aproximadamente 300 mil estudantes.

As 39 cidades são: Barão de Cocais; Belo Horizonte; Belo Vale; Betim; Bom Jesus Do Amparo; Bonfim; Brumadinho; Caeté; Catas Altas; Confins; Contagem; Crucilândia; Esmeraldas; Ibirité, Igarapé; Jaboticatubas; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Moeda; Morro Do Pilar; Nova Lima; Nova União; Pedro Leopoldo; Piedade dos Gerais; Raposos; Ribeirão Das Neves; Rio Acima; Rio Manso; Sabará; Santa Bárbara; Santa Luzia; Santana do Riacho; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; Sarzedo; Taquaraçu de Minas; e Vespasiano.

O objetivo, neste momento, é coletar considerações dos usuários e realizar ajustes necessários para garantir que, no início do ano letivo de 2025, a funcionalidade esteja disponível nas mais de 3,4 mil escolas da rede estadual de Minas Gerais.

Projeto

O desenvolvimento do Boletim Escolar Digital foi iniciado pelo Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg), partindo do objetivo de melhorar o acompanhamento escolar dos alunos.

As reuniões de pais realizadas pelas escolas foram consideradas como a principal forma de acompanhamento da trajetória escolar do estudante, sendo o Boletim Escolar instrumento relevante de apoio neste processo.

Após análises e verificações de usabilidade e escuta com responsáveis, uma versão de testes foi implementada em cinco escolas: Escola Estadual João Belo de Oliveira (Carangola), E.E. Raul Soares (Ubá), E.E. Frei Egídio (Uberlândia), E.E. Alfredo Sá (Teófilo Otoni) e E.E. Técnico Industrial Professor Fontes (Belo Horizonte).

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), responsável pelo desenvolvimento do MG App e do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), também realizou a integração desses sistemas ao Boletim Escolar Digital.

Essa integração garante a unificação e a eficiência no gerenciamento das informações, facilitando o acesso e a atualização dos dados escolares para estudantes e responsáveis.

A iniciativa foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC).

Como acessar

O Boletim Escolar Digital pode ser acessado por meio do aplicativo MG App e do Portal Cidadão.

O acesso requer um login gov.br com CPF e está disponível apenas para o estudante e responsável cadastrados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade).

Caso haja inconsistências nas informações, os responsáveis deverão entrar em contato com a escola para correções.

Sobre o MG App

O MG App, que conta com mais de 4,9 milhões de usuários, integra mais de cem serviços públicos oferecidos pelo Governo de Minas.

Disponível gratuitamente para download nas lojas App Store e Google Play, o aplicativo oferece um amplo conjunto de funcionalidades, incluindo emissão de certidões, serviços de saúde, consulta de veículos e muito mais, tornando-se uma ferramenta essencial para a gestão de serviços públicos.