Governo de Minas conclui mais obras dos Provias na Zona da Mata

MGC-120 e AMG-1760 estão totalmente recuperadas e levam benefícios a mais de 150 mil habitantes na área de influência das rodovias

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), anuncia a entrega da recuperação de mais dois trechos de rodovias da Zona da Mata.

Desta vez, as melhorias são na MGC-120, trecho entre Ponte Nova e Dom Silvério, e na AMG-1760, no segmento entre o entroncamento da MGC-120 e o município de Sem Peixe.

No total, 49,8 quilômetros foram revitalizados a um custo de R$ 19 milhões, conforme previsto no pacote de obras do Provias, o maior conjunto de ações na área infraestrutura rodoviária da última década em Minas.

As equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) recuperaram e restauraram o pavimento asfáltico e refizeram toda a sinalização horizontal e vertical nas vias.

Impactos

Paulo Carvalho; DER / Divulgação

As intervenções nas duas rodovias favorecem a economia dos municípios, voltada para a produção agropecuária, além de ser alternativa de acesso à BR-262, na altura do município de João Monlevade, beneficiando mais de 150 mil habitantes na área de influência das duas vias.

Paulo Carvalho Couto, morador de Ponte Nova, trafega frequentemente pela MGC-120 para levar a esposa até Santa Cruz do Escalvado, onde ela trabalha. Ele avalia as melhorias de forma muito positiva.

"A recuperação do pavimento e a sinalização vão favorecer, principalmente, o produtor rural que utiliza muito os trechos para escoar a sua produção. Além disso, a rodovia é uma rota importante para municípios como Ponte Nova, Alvinópolis, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Dom Silvério, Rio Piracicaba e tantos outros, por permitir a conexão entre as regiões da Zona da Mata e Central, portanto é uma rota alternativa que dá mais mobilidade às pessoas", destaca.

Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, os investimentos na malha rodoviária mineira visam reduzir as diferenças regionais, incrementar o desenvolvimento econômico, promover a segurança e a qualidade de vida da população.

“Investir em infraestrutura aquece a economia e ajuda o setor produtivo. O Estado recuperou a capacidade de investir e, à medida que fortalece a estrutura de logística, atrai mais investimentos e torna nossos produtos mais competitivos”, avalia.

Ampliação do Provias

As obras do Provias vêm se multiplicando em todas as regiões mineiras. E o pacote de investimentos não para de crescer. Em abril de 2022, quando o programa foi lançado, eram 99 obras e um investimento cerca de R$ 2 bilhões. Hoje, são 142 obras e mais de R$ 4,5 bi destinados à recuperação e pavimentação de rodovias, além da construção de pontes.

O Provias tem potencial de adicionar ao PIB mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.

Grande parte dos recursos do Provias são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

O rompimento de barragem da Vale em Brumadinho tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais na região atingida e em todo o Estado de Minas Gerais.