Governo de Minas capacita instituições de ensino para a sexta edição do Trilhas de Futuro

Objetivo do encontro é alinhar diretrizes e estratégias para a expansão e qualificação da educação profissional e tecnológica no estado

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (2/9), da capacitação que o Governo de Minas promoveu, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), para as instituições de ensino credenciadas para a sexta edição do Trilhas de Futuro, maior projeto estadual de acesso a cursos técnicos profissionalizantes gratuitos.

O encontro alinhou diretrizes e estratégias para a expansão e a qualificação da educação profissional em Minas e reuniu profissionais de 189 entidades em 95 municípios mineiros.

A nova edição do Trilhas de Futuro prevê a disponibilidade inicial de 50 mil novas vagas em 41 cursos técnicos de nível médio, ampliando o acesso à educação profissional e criando mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho para jovens de todo o estado.

 

 

"O Trilhas de Futuro é um programa referência em todo Brasil e a flexibilidade dele é muito importante. Nós o criamos para oferecer o curso de acordo com a necessidade da cidade ou da região. Incentivamos os jovens a entrarem no curso que desejam, fazendo com que, empregados, permaneçam em suas regiões, perto de onde nasceram e gerando renda para as famílias", disse o governador Romeu Zema.

 
   
   

 

A capacitação busca apresentar os resultados educacionais e esclarecer orientações, técnicas e normativas, relativas à execução da sexta edição do Trilhas de Futuro. O objetivo da atividade também é promover a padronização e a qualidade das ofertas de cursos, em consonância com as demandas sociais e produtivas de cada região.

 

 

"Tenho muito orgulho de estar já na sexta fase do Trilhas de Futuro, esse é o nosso maior projeto. Nossa expectativa de transformação da realidade a partir do emprego. E o emprego só é viável com melhoria da renda do mineiro, ou seja, tem qualificação de mão de obra", destacou o vice-governador, Mateus Simões.

 
   
   

 

Cursos prioritários

As instituições parceiras do Trilhas de Futuro puderam realizar o credenciamento nesta edição do programa durante o mês de junho. O projeto recebe instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que estejam legalmente autorizadas a oferecer cursos técnicos de nível médio.

Em março, o Governo de Minas publicou a lista de cursos profissionalizantes priorizados para a sexta edição do projeto. O documento apresenta os pares de municípios e cursos técnicos selecionados, servindo de base para a alocação dos inscritos após o credenciamento das vagas pelas instituições de ensino e o período de inscrição.

O período de inscrições para os alunos interessados em participar da sexta edição do Trilhas de Futuro será de 10 a 23/9.

 

 

"Esse é um dos programas mais importantes do Brasil. Capacitar hoje essas instituições de ensino é mostrar que o Estado é parceiro de quem quer mudar vidas em relação a educação do estado. Esse é objetivo do Trilhas de Futuro e eu tenho certeza que vamos formar mais jovens e capacitá-los para a vida profissional", ressaltou o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares.

 
   
   

 

Sobre o Trilhas de Futuro

Lançado em 2021, o Trilhas de Futuro é o maior projeto de qualificação técnica já realizado pelo Governo de Minas e oferece cursos gratuitos em instituições credenciadas, públicas e privadas, com foco em estudantes do ensino médio e em alunos egressos da rede pública.

Além do fortalecimento das competências profissionais e do crescimento da mão de obra qualificada, os estudantes do Trilhas de Futuro também experimentam um desenvolvimento pessoal significativo.

Para apoiar os estudos e garantir a permanência, o programa oferece uma ajuda de custo de R$ 20 por dia para alimentação e transporte, mediante comprovação de frequência nas aulas.

Com um investimento total de quase R$ 2 bilhões, o programa já alcançou 1,6 milhão de inscritos nas cinco primeiras edições, consolidando o Trilhas de Futuro como referência em educação profissional em Minas Gerais.

O projeto já formou mais de 87 mil profissionais e conta atualmente com mais de 75 mil alunos em formação. A rede de parceiros do Trilhas de Futuro conta com 369 instituições em 163 municípios, oferecendo 99 cursos diferentes.



Últimas