Governo de Minas assina convênio para implantação de uma UAI em Congonhas

Unidade será implementada por meio do programa UAI Compartilha, da Seplag-MG, e irá beneficiar mais de 324 mil pessoas

O Governo de Minas assinou, nesta segunda-feira (1/7), um convênio para implantação de uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Congonhas, na região Central de Minas Gerais. A unidade será implementada por meio do programa UAI Compartilha, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), beneficiando a população com acesso facilitado a diversos serviços públicos.

Seplag / Divulgação

O convênio foi assinado pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves, e pelo prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza. No total, a iniciativa irá garantir que mais de 324 mil pessoas tenham acesso aos serviços em um único local.

“A UAI é um equipamento que muda a relação do cidadão com os serviços do Estado e com o município. Ele não precisar ir até uma cidade vizinha para realizar serviços essenciais faz toda diferença no dia a dia. Esse é o objetivo do Governo de Minas, encurtar distâncias”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves.

Além do município, outras nove cidades da região serão atendidas pela UAI: Jeceaba, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Belo Vale, Moeda, Ouro Preto, Itaverava, São Brás do Suaçuí e Entre Rios.

“Essa unidade vai facilitar, de fato, a vida de muitas pessoas. A região tem essa demanda e a gente conta muito com esse projeto, que será inaugurado o mais rápido possível”, ressaltou o prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza.

Além de Congonhas, a Seplag-MG possui convênios com outros 19 municípios para a implantação de unidades, além de 40 peticionamentos ativos. Já foram inauguradas 17 UAIs por meio do UAI Compartilha.

UAI Compartilha

O programa UAI Compartilha, da Seplag-MG, é uma solução que possibilita a expansão da rede das UAIs por meio de convênios entre a Secretaria e entes municipais, sejam prefeituras (Poder Executivo) ou câmaras municipais (Poder Legislativo).

Os municípios são responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais da central de atendimento e a contratação de pessoal. À Seplag-MG cabe fornecer treinamentos e repassar aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção da unidade.