Governo de Minas anuncia nova Unidade Básica de Saúde em Bonfinópolis de Minas

Estrutura vai ampliar o atendimento para 1,8 mil pessoas, reduzindo deslocamentos e melhorando acesso a consultas e tratamentos

O Governo de Minas anunciou, nesta quinta-feira (4/7), melhorias para o sistema de saúde do município de Bonfinópolis de Minas, no Noroeste do estado. Agora, os cerca de 5,5 mil habitantes da cidade contarão com uma terceira Unidade Básica de Saúde (UBS).

Com investimentos do Estado que chegam a quase R$ 2 milhões, a nova unidade vai atender a uma média de 1,8 mil pessoas. O objetivo da nova UBS no município, que fica na microrregião de Saúde de Unaí, é levar os serviços de saúde para cada vez mais perto da população, além de qualificar a assistência da rede já instalada.

O governador Romeu Zema esteve no município para o lançamento da pedra fundamental da nova UBS, no bairro Jardim Cinelândia. Ele ressaltou a importância de melhorar a saúde para os mineiros.

"Hoje eu fico muito feliz em ver situações em que o usuário do serviço precisa se deslocar cada vez menos para ter acesso à saúde. E o que nós estamos fazendo aqui em Bonfinópolis, com essa nova unidade, é trazer a saúde para mais perto de casa", afirmou o governador.

Ainda em Bonfinópolis de Minas, o governador participou também da inauguração do Espaço Mais Saúde. A unidade atenderá cerca de 500 pessoas por mês nas especialidades de ginecologia, psiquiatria, pediatria, urologia, cardiologia, endocrinologia, fisioterapia e hidroginástica.

Mãe da pequena Emanuele Souza, Jordana Milene de Souza conta que já precisou fazer grandes deslocamentos para conseguir atendimento e espera que o espaço de saúde e a nova UBS venham sanar este problema.

“Eu fiquei muito feliz com essa notícia, pois, inclusive, minha filha nasceu com o torcicolo congênito e tivemos que fazer tratamento em Unaí, porque aqui não tinha. E, agora, vamos ter esse atendimento no espaço de saúde, do lado de casa. Na gravidez, também tive que ir para Patos de Minas algumas vezes para fazer consulta, já que tive uma gestação de risco. Mas acredito que isso vai ser resolvido com essa nova UBS. Vai melhorar muito”, anseia a moradora.

Romeu Zema reforçou que o Governo de Minas continuará trabalhando para aproximar a saúde da população.

“Este processo vai ser intensificado nos próximos dois anos, pois teremos ainda a inauguração dos hospitais regionais, que são as maiores obras de saúde do interior de Minas, fazendo com que ninguém mais precise ir até Belo Horizonte, a não ser em casos específicos de altíssima complexidade. O que for de alta complexidade será resolvido regionalmente”, finalizou.

Investimentos em saúde

A novidade é reflexo dos investimentos estaduais no município, que já recebeu cerca de R$ 5 milhões do Governo do Estado só na área da Atenção Primária à Saúde. Em 2019, o Governo de Minas repassou cerca de R$ 67 mil para o Fundo Municipal de Saúde.

De lá para cá, os repasses só aumentaram, superando R$ 760 mil em 2020, quase R$ 2 milhões em 2021, mais de R$ 2,7 milhões em 2022, e R$ 3,2 milhões em 2023.

A ampliação dos investimentos do Governo de Minas no município totalizou em quase R$ 8,9 milhões, repassados ao Fundo Municipal de Saúde de Bonfinópolis de Minas, de 2019 até o momento.