Governo de Minas anuncia construção de ponte sobre o Rio São Francisco entre Manga e Matias Cardoso

Obra vai melhorar o acesso entre os municípios e alavancar o desenvolvimento econômico da região

O Governo de Minas anunciou, nesta quinta-feira (24/7), a destinação de R$ 150 milhões em recursos para a construção da ponte sobre o Rio São Francisco, entre as cidades de Manga e Matias Cardoso. A obra é mais um importante avanço para a região Norte do estado e faz parte do Provias, o maior programa de infraestrutura da última década em Minas.

Com 1.160 metros de extensão e variante de três quilômetros, a nova ponte será um marco na integração regional e facilitará o deslocamento de trabalhadores e estudantes, além de impulsionar o escoamento da produção agropecuária e do Projeto Jaíba, gerando emprego e renda aos moradores locais e melhorando significativamente a qualidade de vida da população.

O anúncio foi oficializado durante eventos realizados nas duas cidades que serão ligadas pela ponte, com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, e do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares.

Professor Mateus reforçou que a ponte é um compromisso da atual gestão, que agora está se tornando realidade com a parceria dos prefeitos e deputados da região.

"É uma intervenção que muda muito a cara desse pedaço de Minas, para que ele deixe de ser um canto do estado. Ao construir a ponte, a gente não só dá, obviamente, mais velocidade para as pessoas que precisam transitar de um lado para o outro, mas trazemos também condições para criar um corredor de escoamento, mudando a condição da produção local, gerando emprego e renda", ressaltou o vice-governador de Minas Gerais.

Segundo o DER-MG, a licitação para a escolha da empresa responsável pela construção deve ser publicada entre o final deste ano e o início de 2025. “Antes, vamos fazer um bom orçamento para que possamos ter a contratação de uma empresa de qualidade, que entre e entregue essa obra. Contudo, a expectativa é a de que em março do ano que vem, a gente consiga dar a ordem de início e comece essa obra que vai revolucionar a região de Manga e Matias Cardoso, fazendo daqui um vetor de desenvolvimento importante para o estado”, explicou o diretor do DER, Rodrigo Tavares.

Integração

O motorista de caminhão Aislan Caíque, que trabalha na região há 15 anos, contou sobre as dificuldades de transitar entre as cidades. “Essa ponte vai melhorar demais nossa vida. Eu moro em Matias Cardoso e trabalho em uma empresa de Manga. Então tenho que ficar passando de um lado para o outro com carga de cimento. Isso tira, pelos menos, umas duas horas de serviço do meu dia. Quando um caminhão de combustível tem que atravessar, aí piora, pois ele tem que ir sozinho na balsa e isso atrasa ainda mais”, revelou.

Aislan Caíque: "Vai melhorar demais nossa vida" (Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

A nova infraestrutura também permitirá melhor acesso do Oeste de Minas, Chapada Gaúcha, Sul da Bahia e BR-135 ao extremo Norte do estado, beneficiando especialmente as populações ribeirinhas.

Impacto econômico

A construção da ponte representa um avanço significativo para a economia local. Ao melhorar as condições de transporte e acesso, a obra contribuirá para o desenvolvimento econômico da região, promovendo o crescimento de setores vitais como a agropecuária e o comércio.

Os recursos são oriundos do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais – com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

Manga

Ainda nesta quinta, o vice-governador participou de um encontro promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Manga, que reuniu empresários, produtores rurais e representantes da Faemg e da Aspronorte para discutir o desenvolvimento da agricultura irrigada sustentável. Durante o evento, foi anunciada a promulgação da lei 754/2015, que institui a política estadual de agricultura irrigada sustentável.

A nova legislação permitirá que a infraestrutura de irrigação seja considerada de utilidade pública, facilitando a ampliação das áreas irrigadas em regiões como Alto Paranaíba, Noroeste e Triângulo Mineiro. Entre os benefícios da medida, estão a possibilidade de até três safras em uma mesma área e a emissão de outorga coletiva para os produtores. Além disso, foram anunciados recursos para a construção da ponte sobre o Rio São Francisco em Manga.