Governo de Minas anuncia ações para o Carnaval da Liberdade 2025

Edital para o pré-Carnaval, em parceria com a Cemig, e iniciativas de promoção e rodadas de negócios na Travel Next Minas são destaques

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A fim de reforçar o Carnaval como política pública de estado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), anunciou, nesta quarta-feira (14/8), no Palácio da Liberdade, iniciativas para o Carnaval da Liberdade 2025.

Entre as principais novidades está o lançamento de um edital inédito para o pré-Carnaval, no valor de R$ 4 milhões, destinado a ações de formação, como cursos e oficinas para qualificar ainda mais a folia mineira. O projeto é realizado em parceria com a Cemig, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Leo Bicalho / Secult

"Estamos fazendo um investimento inédito para o Carnaval de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Pela primeira vez, teremos recursos destinados especialmente para a preparação do evento. Isso dá previsibilidade, segurança e eleva o nível de profissionalização do Carnaval como um todo. Significa que os blocos e as atrações carnavalescas vão poder investir em cursos, oficinas, atividades culturais e ensaios", destacou a secretária adjunta de Estado de Comunicação Social, Bárbara Botega.

"Desta maneira, nosso Carnaval segue crescendo em beleza e atrativos para o público e os profissionais envolvidos em toda essa indústria que funciona muito além dos cinco dias do evento, são melhor reconhecidos e valorizados", avalia. 

Nesse sentido, os projetos contemplados deverão obedecer a critérios específicos, ainda a serem divulgados, incluindo  ações que prevejam o acesso ao maior número de pessoas. "A Cemig investirá R$ 4 milhões por meio da lei estadual de incentivo à cultura para fomentar negócios ligados ao Carnaval, e é importante que sejam ações que cheguem ao público a preços populares ou gratuitos, sendo ligadas tanto ao Carnaval quanto à mineiridade”, explicou o gerente de Marketing Digital, Lucas Souto.

O edital, já disponível no site da empresa pública, vai destinar o total de R$ 4 milhões a projetos a serem realizados nas cidades mineiras, como ensaios abertos, formações e oficinas, no período anterior à folia do próximo ano. As inscrições começarão na próxima segunda-feira (19/8) e seguem até as 23h59 do dia 10/10/2024.

“A Cemig investirá R$ 4 milhões por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic) para fomentar negócios ligados ao Carnaval, e é importante que sejam ações que cheguem ao público a preços populares ou gratuitos, sendo ligadas tanto ao Carnaval quanto à mineiridade”, explicou o gerente de Marketing Digital, Lucas Souto.

Já entre os dias 16 e 17/8, mais ações de promoção do Carnaval da Liberdade 2025 estão previstas para acontecer na segunda edição da Travel Next Minas, sediada no Expominas, na capital.

Representantes de blocos, ligas e escolas de samba de Minas Gerais, por exemplo, participarão do evento, que reúne operadores e agentes de viagens de todo o país e do exterior.

Essa iniciativa contribui para aumentar oportunidades de negócios e ampliar a visibilidade da cultura, da arte, do trabalho e da criatividade que tem tornado a folia mineira uma das maiores do país.
 

Leo Bicalho / Secult

“A Travel Next Minas é uma feira internacional e nós teremos ações em diferentes espaços no evento, como o estande de Minas Gerais, o Auditório Mineiridade, o Palco da Liberdade e a feira Meu Negócio É Carnaval”, disse a  subsecretária de Turismo, Patrícia Moreira.

“Nós vamos promover o Carnaval da Liberdade, mas também o Carnaval da Tranquilidade e o Carnaval nas Cidades Históricas. Essa é uma forma de fomentar a cultura, o turismo e os negócios aqui no nosso estado, o que contribui para trazer mais turistas para Minas Gerais”, ressaltou.

Em 2023, por exemplo, os 300 expositores que estiveram na Travel Next Minas projetaram uma movimentação de cerca de R$ 40 milhões.

A feira de turismo também reuniu mais de 3 mil pessoas, incluindo caravanas organizadas de 17 estados brasileiros. A expectativa para este ano é ainda maior com a participação de até 5 mil pessoas e 600 marcas envolvidas.

No ano passado, cerca de 63% dos visitantes da Travel Next Minas relataram comercializar produtos turísticos mineiros, o que ressalta a importância das rodadas de negócios e do fortalecimento do Carnaval mineiro enquanto produto turístico.

Programação

Nesses dois dias, haverá atividades organizadas pela Secult em parceria com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e com o Sebrae em diferentes espaços: o estande de Minas Gerais, o Auditório Mineiridade, o Palco da Liberdade e a Feira Meu Negócio É Carnaval.

Essa última estará montada logo na entrada do pavilhão de exposições para apresentar a magia e a diversidade dos blocos e escolas de samba mineiros aos visitantes.

No estande de Minas Gerais, haverá também destaque para a cozinha mineira e para as rotas turísticas, que convidam as pessoas a experimentarem o contato com a natureza, a história e a cultura mineira, por diversas vias, incluindo o cicloturismo.

Os queijos, a cachaça mineira, os vinhos e os cafés serão apresentados junto com os sabores do tradicional pão de queijo e do rocambole de Lagoa Dourada, reconhecida como a capital nacional do rocambole em 2023.

Palco da Liberdade

Os chefs Sinval Espirito Santo, Marlon Sérgio, Marcelo Haddad, Valdelicia Coimbra e Mariana Corrêa realizarão no Palco da Liberdade uma série de apresentações com degustação, ressaltando a tradição e a contemporaneidade da cozinha mineira.

Enquanto Sinval Espirito Santo apresentará o “MilhoNário”, que se baseia numa farofa de milho salteado na manteiga de garrafa, com farinha de milho torrado e linguiça “atropelada” no melado, Marlon Sérgio servirá uma costeleta defumada glaceada com molho teriyaki de jabuticaba, sobre polenta de milho verde, servida com chips de mandioca, farofa crocante de bacon, panco, ora-pro-nobis e queijo coalho.

Já Marcelo Haddad vai preparar uma carne de lata servida com angu cremoso e vinagrete de mamão verde e Valdelicia Coimbra mostrará o prato “Baião de Minas”, com arroz, feijão fradinho, costelinha assada, queijo canastra, farofa de milho tostado e couve. Por fim, Mariana Corrêa levará ao público sua broa cremosa de fubá com queijo minas.

Capacitações e rodadas de negócios

No Auditório Mineiridade, haverá quatro ações. No dia 16/8, a partir das 14h50, está prevista a apresentação da Rota Caminhos Franciscanos e, em seguida, da Cordilheira do Espinhaço, um grande destino do turismo de natureza no Brasil.

Já em 17/8, no mesmo horário, os destaques são para as Grutas e o Mar de Minas. Na sequência, a Rota do Queijo Terroir Vertentes, que abrange produtores no entorno de Tiradentes e São João del-Rei, será detalhada aos participantes.

O Sebrae também oferecerá durante o evento uma série de capacitações e uma rodada de negócios dentro da feira Meu Negócio É Carnaval.

O objetivo é fortalecer uma maior profissionalização dos diversos agentes envolvidos na folia mineira, o que impulsiona a geração de emprego e renda. 

“O objetivo é fazer com que com que os blocos e escolas de samba possam buscar novos negócios, não só o Carnaval em si, mas durante o ano todo. Dessa forma, eles conseguem obter uma sustentabilidade e uma gestão eficiente dos seus trabalhos”, pontuou o presidente da CDL-BH e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Na mesma data, a partir das 14h, Leopoldo Nóbrega, representante do bloco Galo da Madrugada, um dos mais tradicionais de Recife, realizará uma palestra. E, a partir das 17h, a pesquisadora e escritora Martha Gabriel promoverá um bate-papo a partir do tema “Pessoas criativas, empresas inovadoras”.



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