Governo de Minas amplia acesso à água potável em Janaúba por meio do Programa Água Doce

Mais de 800 famílias de comunidades rurais em Janaúba já são beneficiadas pelas obras do PAD

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), inaugurou, nesta sexta-feira (17/5), mais uma obra do Programa Água Doce (PAD), desta vez na comunidade Quem-Quem, em Janaúba, Norte de Minas. A instalação do sistema de dessalinização na comunidade beneficiará cerca de 700 famílias da comunidade.

O sistema de dessalinização é a estação de tratamento da água salobra do poço, em que existem etapas que vão tratando e adequando essa água ao Padrão de Potabilidade para consumo humano (água doce). “Com a obra é possível revitalizar os poços tubulares existentes, elevando desta forma o acesso à água potável de qualidade e melhorando a vida da população local”, explica o subsecretário de saneamento da Semad, Anderson Diniz.

As obras já realizadas em Janaúba beneficiam cinco comunidades rurais: Tracbel (53 famílias), Nova Esperança (40 famílias), Boi Velhaco (24 famílias), Quem-Quem (700 famílias), Mandassaia (70 famílias), totalizando 887 Famílias.

Programa Água Doce

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Em Minas Gerais, o Programa é coordenado pela Semad, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento, e conta com apoio do núcleo de Gestão Estadual coordenado pela Defesa Civil.

O objetivo é estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas com a implantação e gestão de sistemas de dessalinização.

Para execução do Programa em Minas Gerais, o Estado firmou convênio com a União. O valor global de recursos destinados à implantação dos sistemas é de R$25.354.231,27 sendo R$15.449.809,80 provenientes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e R$9.904.421,47 disponibilizados pelo Estado.

As obras de implantação dos sistemas de dessalinização irão beneficiar 28 mil habitantes em 26 municípios do Semiárido Mineiro. No total, serão instalados 69 Sistemas de Dessalinização em Minas Gerais, dos quais 58 as obras já foram implantadas. Das 58 obras concluídas, 38 sistemas já estão em operação, resultando na distribuição de mais de 2 milhões de litros de água potável