Governo de Minas abre vagas para nova edição do curso gratuito de Educação Ambiental
Inscrições estão abertas entre os dias 23/4 e 6/5 pela plataforma Trilhas do Saber
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), por meio da Diretoria de Educação Ambiental, abre inscrições para mais uma edição do curso de Educação Ambiental, promovido na modalidade à distância, de forma totalmente gratuita.
O curso, que já formou mais de 16 mil pessoas entre 2019 e 2024, estará com inscrições abertas entre os dias 23/4 e 6/5, pela plataforma Trilhas do Saber.
Com carga horária de 40 horas e voltado para professores, gestores públicos, estudantes e profissionais da área ambiental, o curso acontece de 12/5 a 30/6. As inscrições devem ser realizadas por meio deste link.
Educação e sustentabilidade
A proposta do curso é oferecer uma formação ampla e acessível sobre os fundamentos da educação ambiental, abordando desde conceitos e marcos legais até metodologias pedagógicas e estratégias de gestão ambiental.
Os conteúdos são disponibilizados de forma interativa, buscando estimular a reflexão e a atuação em prol da sustentabilidade.
Segundo o diretor de Educação Ambiental da Semad e coordenador do curso, Ricardo Cottini, a formação busca unir conhecimento e sensibilização com o uso das tecnologias.
“Nosso objetivo é despertar a consciência ambiental, partindo da realidade local de cada participante e projetando um olhar global. O formato EaD tem sido essencial para levar esse conteúdo a centenas de pessoas em Minas e em outras partes do país”, afirma.
Conteúdo
A formação é estruturada em oito módulos, que abordam temas como: Conceitos e objetivos da educação ambiental; Princípios e fundamentos legais; Histórico da educação ambiental; Metodologias pedagógicas; A integração entre gestão ambiental e educação; Avaliação final e material complementar.
Os participantes terão acesso a fóruns, avaliações e exercícios avaliativos, com pontuação total de até 100 pontos.
Para obter o certificado de conclusão, é necessário alcançar pelo menos 60% de aproveitamento. O certificado tem chancela da Semad e da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Avaliação
Com nota média 9 em uma escala de 0 a 10 nas avaliações dos participantes nos últimos três anos, o curso vem sendo reconhecido pela sua abordagem clara, didática e abrangente. Desde sua criação, mais de 16 mil pessoas já participaram da formação.
O curso contribui diretamente para a atuação consciente de diversos profissionais em seus territórios, promovendo mudanças de atitude em relação ao meio ambiente, às relações humanas e ao próprio papel de cada indivíduo na construção de um futuro mais sustentável. Para mais informações, acesse aqui.