Governo de Minas abre inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Lideranças 2026
Ao todo, são 65 vagas em quatro iniciativas do PDL. Inscrições vão até o dia 6/2
O Governo de Minas está com inscrições abertas para o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) 2026, que oferece oportunidades de desenvolvimento para gestores da administração pública estadual. Ao todo, são 65 vagas, e as inscrições seguem abertas até o dia 6/2. Os regulamentos e os links de inscrição estão disponíveis no site do Programa Transforma Minas: https://www.mg.gov.br/transforma-minas.
O resultado final dos processos seletivos será divulgado até o dia 16/2. O PDL integra o Programa Transforma Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).
Para a assessoria de Políticas para Lideranças, o novo ciclo reforça o compromisso do Governo de Minas com a melhoria contínua da gestão pública. As iniciativas de desenvolvimento foram pensadas para apoiar quem está à frente das equipes e das políticas públicas, ampliando repertórios, trocas qualificadas e a capacidade de gerar resultados para a sociedade.
Oportunidades
Uma das oportunidades é para o PDL Subsecretários, com 11 vagas destinadas a gestores que atuam em cargos de segundo nível hierárquico da administração direta, como órgãos autônomos, e indireta, como autarquias e fundações. Já o PDL Superintendentes conta com 23 vagas para responsáveis por superintendências ou áreas equivalentes das secretarias estaduais e da Controladoria-Geral do Estado, com exceção das unidades regionais.
Também está disponível o PDL Recursos Humanos (PDL-RH), que oferece 11 vagas para lideranças da área de Recursos Humanos das secretarias, órgãos autônomos, autarquias e fundações do Executivo estadual. A proposta é fortalecer o papel estratégico dessas equipes na gestão de pessoas do governo.
Outra iniciativa com inscrições abertas é a Trilha de Desenvolvimento “Mulheres que Transformam”, que disponibiliza 20 vagas para lideranças femininas da administração pública direta e indireta. A trilha busca incentivar a formação, a troca de experiências e o fortalecimento da atuação das mulheres em cargos de liderança no setor público.
Os quatro processos seletivos seguem o mesmo cronograma, mas cada iniciativa possui regras próprias, que devem ser consultadas antes da inscrição. As vagas são limitadas, e cada candidato deve se inscrever apenas nos programas para os quais atende aos critérios. Caso seja selecionado para mais de um PDL, será necessário escolher apenas um para participação. No caso da trilha “Mulheres que Transformam”, é possível participar simultaneamente de um PDL, desde que os requisitos de ambos sejam atendidos.