Governo de Minas abre inscrições para a 3ª turma da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial

São 38 vagas para a especialização presencial e gratuita da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Estão abertas as inscrições para a seleção de estudantes para a 3ª turma da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial (2026-2027), da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). O curso representa uma oportunidade para quem busca aprofundar conhecimentos e desenvolver práticas que impactam diretamente a qualidade do cuidado ofertado em saúde mental e atenção psicossocial no SUS aos cidadãos. As inscrições devem ser feitas até 3/2/2026 neste link.

A especialização com 38 vagas é gratuita e será ministrada em regime presencial, na sede da ESP-MG, em Belo Horizonte. São 36 vagas destinadas a gestores/as e trabalhadores/as de saúde mental da rede pública de saúde dos municípios mineiros ou da esfera estadual e duas vagas destinadas a representantes do segmento de usuários no controle social em saúde em Minas Gerais.

O objetivo do curso é promover a formação crítica e reflexiva de trabalhadores, gestores e participantes do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais para que possam atuar na atenção psicossocial.

Conforme o coordenador de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da ESP-MG, Bruno Reis de Oliveira, a especialização conta com uma formação ampla para o profissional que atua na área de saúde mental.

"Nosso curso traz desde abordagens mais específicas como a infância e adolescência, até temas que são muito relevantes, especialmente aqui em Minas Gerais, em razão dos eventos recentes de desastres ambientais, como o rompimento das barragens. Então, temos também uma oferta de conteúdo direcionado às situações de emergência em saúde pública e temas bem necessários como a temática do racismo, que tem implicações no acolhimento dos usuários do SUS que procuram os serviços de saúde", explica o coordenador.

O edital pode ser acessado neste link e as informações sobre o processo seletivo neste endereço

Início das aulas

O curso começa em maio de 2026 e tem término previsto para dezembro de 2027. A carga horária total será de 400 horas, sendo 368 horas de disciplinas presenciais e 32 horas de atividades de orientação para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). A carga horária será distribuída em 19 meses, com 16 encontros mensais presenciais, mais três meses para elaboração de TCC. Além destes encontros, haverá um seminário final de defesa de TCC.



Últimas